paroquias.org
 

Notícias






Cardeal Saraiva Martins explica os passos seguintes no processo de Canonização dos Pastorinhos
2004-11-19 15:19:25

O processo de Canonização dos Pastorinhos de Fátima, Jacinta e Francisco, conhece etapas decisivas no Vaticano. O Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, refere à Agência ECCLESIA que “no dia 17 de Novembro foi entregue na Congregação a documentação relativa á cura de uma criança, atribuída à intercessão dos dois videntes da Cova da Iria”.

Em termos processuais, após a entrega do processo na Congregação para as Causas dos Santos, há uma primeira averiguação da autenticidade dos documentos apresentados, no total de 127 folhas. Após esse procedimento, o Relator fará o relatório do processo, a entregar a sete médicos que apresentarão uma declaração, que, no caso de ser positiva, isto é, de confirmar a cura inexplicável, no estado actual da ciência, permitirá à Congregação declarar o milagre da intercessão por Francisco e Jacinta.
Isso mesmo refere o Cardeal Saraiva Martins, assinalando que “se a conclusão dos médicos do Dicastério for positiva, os teólogos examinarão o caso, para ver se a referida cura se pode ou deve atribuir ao poder e intercessão dos dois Pastorinhos”.
“As conclusões, tanto dos médicos como dos teólogos, serão depois submetidas ao exame da ‘Ordinária’ da Congregação, composta por 30 membros, entre Cardeais, Arcebispos e Bispos: é a eles que compete aprová-las ou não”, descreve.
Se forem aprovadas, compete ao Prefeito da Congregação levá-las ao conhecimento do Papa.
O Cardeal Saraiva Martins lembra ainda que o processo não é imediato e que “é bom ter presente que para as Canonizações se requer um Consistório extraoridnário, convocado pelo Papa, em que ele pede o parecer dos membros dos Colégio Cardinalício acerca da canonização do beato ou dos beatos”.


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia