paroquias.org
 

Notícias






Apresentação do livro «Um povo nascido do Evangelho»
2004-11-17 15:50:28

A Editora Paulus e o Movimento dos Focolares promoveram, dia 15 de Novembro, o lançamento da 1ª edição estrangeira do livro “Um povo nascido do Evangelho”, no Auditório Cardeal Medeiros da UCP - Lisboa.

A sessão contou com a presença do Reitor da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, Prof. Manuel Braga da Cruz, e a apresentação do livro esteve a cargo do Prof. Jorge Braga de Macedo que, sublinhando os pontos chave da espiritualidade dos Focolares apresentados no livro, delineou a figura da fundadora e presidente do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, que conheceu pessoalmente por ocasião de um congresso em Rimini, Itália, onde se deslocou em 2001 para contar a sua experiência como membro da OCDE. Michele Zanzucchi, jornalista e escritor fez uma síntese da sua experiência como co-autor deste livro e como acompanhante de Chiara nas suas inúmeras viagens em visita às cidadelas do Movimento e em prol do diálogo interreligioso, nomeadamente a Harlem como primeira mulher e cristã a falar numa mesquita, ou à Índia com os hindus de inspiração gandhiana, ou à Tailândia onde contou a sua experiência de cristã a monges e monjas budistas.
O Prof. Manuel Braga da Cruz congratulou-se com a apresentação do livro afirmando ter visto a concretização do Evangelho vivido na íntegra.

A apresentação contou com a presença de cerca de 300 pessoas, entre as quais a Dra Maria Barroso que conhece pessoalmente Chiara Lubich, e que considera este livro como um instrumento que «... poderá ajudar os portugueses com convicções religiosas e políticas diferentes. É o que Chiara quer quando junta pessoas de diversas culturas e religiões: ela quer transmitir a mensagem de Cristo...».

O Prof. Braga de Macedo, entre outras coisas, afirmou que «... o livro está muito bem escrito. Os 12 princípios da espiritualidade da unidade são muito fortes e penso que o livro irá ter muito impacto não só em Portugal como nos países que falam português, especialmente em África. Portugal é um país aberto ao mundo, onde as pertenças são múltiplas: somos europeus, mas também somos lusófonos. Depois da apresentação deste livro, fica-me esta ideia do “povo de Chiara”: ela esteve aqui presente em Lisboa hoje e eu fico muito contente com isso».
A deputada Teresa Venda comentou que «...a apresentação do livro foi transparente porque tem a linguagem do nosso tempo, abordando os problemas da globalização e da solidariedade». E concluiu: «Não me lembro de um lançamento tão bonito...».

Eunice Simões, membro da Igreja Presbiteriana disse ter-se encontrado bem no meio dos católicos, uma vez que «só se pode ser um bom cristão dialogando com todos».

António Borges e Maria de Lourdes MacDowell, co-responsáveis do Movimento dos Focolares consideraram um sucesso este lançamento, não só pelo número de pessoas mas sobretudo pelas figuras de destaque da sociedade portuguesa presentes. Sublinharam ainda que este livro poderá ser o início de uma proposta para a construção de uma sociedade mais solidária.

“Um povo nascido do Evangelho” fala dos primórdios do Movimento dos Focolares e da sua difusão que, ao longo dos seus 60 anos de vida, chegou aos cinco continentes. O Movimento dos Focolares, de facto, está presente em 182 nações e conta com uma irradiação de vários milhões de pessoas de todas as raças, condições sociais, religiões e mesmo sem uma convicção religiosa.

Serviço de informação
Tel 96 438 8346
E-mail: press@focolar.org

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia