paroquias.org
 

Notícias






ESCUTEIROS APRENDEM A SALVAR VIDAS
2004-11-16 17:48:25

300 Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas (CNE) – Escutismo Católico Português, da Região de Lisboa aprenderam passado dia 06 Novembro os passos fundamentais que podem salvar uma pessoa que entre em paragem cardio-respiratória.

Este foi o maior evento, com este objectivo, até hoje realizado.

Nele participaram Escuteiros, jovens e adultos, rapazes e raparigas: os Pioneiros (14 aos 18 anos), os Caminheiros (18 aos 23 anos) e os seus Dirigentes.

Esta mega acção, que decorreu no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, denominada "mass training" (treino de massas), em suporte básico de vida, teve a chancela do Conselho Português de Ressuscitação (CPR). Desde há alguns anos que esta organização tem vindo a batalhar para a formação de muitas pessoas, na tarefa que, hoje, se apresenta como indispensável, devido ao aumento cada vez mais significativo de graves problemas cardíacos e acidentes vasculares cerebrais que, na sua maior parte, resultam em casos mortais, precisamente por falta de socorro correcto nos primeiros instantes do acontecimento.

Para os Escuteiros ter participado nesta acção significa estar alerta, isto é, estar mais preparados e prontos para acorrer em auxílio de quem necessita; estar alerta significa sobretudo estar devidamente preparados para as mais variadas situações, como por exemplo acidentes. Para isso nesta acção os Escuteiros presentes receberam e sobretudo praticaram as regras ditadas por um grupo de instrutores devidamente credenciados para o efeito pelo CPR, aprendendo assim a constituir os dois primeiros elos da cadeia de sobrevivência, permitindo que, com pequenos gestos, qualquer um de nós possa salvar uma vida.


Corpo Nacional de Escutas
Junta Regional de Lisboa


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia