Clausura do Processo de Canonização de Francisco e Jacinta Marto
2004-11-15 17:32:42

Decorreu esta manhã, no Santuário de Fátima, o acto solene de clausura do processo de canonização de Francisco e Jacinta Marto. Organizada a documentação por parte do Tribunal instituído no passado dia 13 de Outubro pelo Bispo Diocesano, o processo, devidamente assinado, carimbado e autenticado seguirá, lacrado, ainda hoje, para Roma, onde será entregue, amanhã, pelas mãos do Vice-Postulador para a Causa da Canonização, na Congregação Pontifícia para as Causas dos Santos.

O processo original será guardado na Diocese de Leiria-Fátima, devidamente selado, e só poderá ser aberto com autorização do Bispo Diocesano.
Na sessão canónica desta manhã, o Vice-Postulador, o Padre Luís Kondor, disse desejar que, ainda antes da entrega da documentação, o Santo Padre dê a sua bênção ao processo, “porque nós confiamos no Santo Padre”, e porque o “Santo Padre é muito grato aos Pastorinhos”. Nesta viagem à Santa Sé, o Vice-Postulador pretende também encontrar-se com o Perfeito da Congregação para as Causas dos Santos, o Cardeal José Saraiva Martins.
Nas palavras de saudação aos presentes, esta manhã na Casa de Nossa Senhora das Dores, o Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, visivelmente emocionado, afirmou ter-se vindo a aperceber “de que mesmo fora de Portugal, há um carinho muito grande (por Francisco e Jacinta), muita gente os quer ver no altar”.
“Porquê? Porque são dois pontos de referência, dois modelos para as crianças de todo o mundo e também para os adolescentes. (…) Este acto é uma manifestação da intercessão e da solidariedade. (…) Há uma vida para além da morte e aqueles que estão para além da vida podem interceder”, afirmou D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva.

Em termos processuais, após a entrega do processo na Congregação para as Causas dos Santos, há uma primeira averiguação da autenticidade dos documentos apresentados, no total de 127 folhas. Após esse procedimento, o Relator fará o relatório do processo, a entregar a sete médicos que apresentarão uma declaração, que, no caso de ser positiva, isto é, de confirmar a cura inexplicável, no estado actual da ciência, permitirá à Congregação declarar o milagre da intercessão por Francisco e Jacinta. Está então aberto o caminho para a canonização dos dois videntes de Fátima, que trará à Igreja Universal o culto ao Francisco e a Jacinta.
O processo de canonização de Francisco e Jacinta é, segundo afirmou o Padre Kondor, “muito normal e simples”, com muitas provas: os documentos da doença da criança, agora com cinco anos; os documentos que provam a cura, com um ano de idade, e também várias provas da invocação dos pastorinhos para a cura. O Vice Postulador reafirmou a grande confiança da família do menino Filipe Moura Marques nos Beatos, em especial da avó materna, que tinha “uma confiança extraordinária, impressionante, em Francisco e Jacinta”.
No período temporal entre a abertura (13 de Outubro) e a clausura (15 de Novembro) do processo para a canonização de Francisco e Jacinta o Tribunal realizou oito sessões e ouviu oito testemunhas. É uma fase que se pode considerar de “instrumental”, com apresentação dos factos e organização “burocrática” do processo, para entrega em Roma, espera-se amanhã.

Centro de Comunicação Social
Santuário de Fátima