paroquias.org
 

Notícias






Vaticano convoca uma reflexão de especialistas mundiais sobre os «cuidados paliativos»
2004-11-11 16:18:42

Consciente de que o desenvolvimento das ciências propõe hoje «questões cada vez mais angustiantes» sobre «a etapa terminal da vida do homem», o Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde dedicará a sua XIX Conferência Internacional (11 a 13 de Novembro) «a estudar os cuidados paliativos» e a receber «as indicações do Santo Padre sobre este candente tema».


O encontro começará indagando «o sentido cristão da dor» e a finalidade dos cuidados paliativos, um ponto de partida que contará uma leitura teológica-pastoral sobre a «Salvifici Doloris», a cargo do presidente o dicastério --o cardeal Javier Lozano Barragán--.

Entre as intervenções prevê-se também uma descrição do panorama mundial dos cuidados paliativos, encomendada à doutora Cecília Sepúlveda, coordenadora do Programa de Controle do Câncer da Organização Mundial da Saúde (Genebra, Suíça).

«Após ter tido uma visão geral da nossa postura com respeito ao tema» --explica o purpurado na apresentação da Conferência-- «queremos observar o problema em si, segundo o modo em que se apresenta hoje», tocando «a realidade que hoje se vive».

Daí que o exame do panorama mundial dos cuidados paliativos inclua a perspectiva que os meios de comunicação oferecem destes diariamente, uma análise de uma pesquisa sobre os cuidados paliativos, dados científicos da dor e do seu tratamento, a conclusão de quais são os cuidados paliativos actualmente, «sublinhando o aspecto jurídico destes» e fazendo ênfase «na eutanásia, como algo intimamente relacionado».

Entre os palestrantes desta primeira etapa --das três que tem o encontro-- figuram o professor Pierluigi Zucchi --director do Instituto para o estudo e a terapia da dor (Florença, Itália)-- e o doutor Maurizio Evangelista --pesquisador do Instituto de Anestesia, Reanimação e Terapia da dor da Faculdade de Medicina da Universidade Católica do Sagrado Coração (Roma, Itália).

Conta-se também com a reflexão do doutor Stein Borge Husebo --professor no Instituto de Pesquisa e ensino interdisciplinar em Viena (Áustria)--, a professora Llora Finlay --médica de Oncologia e vice-decana da Faculdade de Medicina da Universidade de Gales--, e o ministro da Saúde da Bolívia, o doutor Fernando Antezana.

De acordo com o cardeal Lozano Barragán, na segunda parte da Conferência busca-se «iluminar a realidade encontrada sobre os cuidados paliativos».

«Na primeira iluminação é solicitada a história de tais cuidados na Igreja Católica». «Portanto --explica-- a partir do facto central do Cristianismo, a morte e ressurreição de Cristo, perguntamo-nos qual será a orientação cristã para estes cuidados».

Dado que a «presença do mistério da morte e ressurreição do Senhor se faz actual mediante os Sacramentos» --prossegue-- «queremos estudar esta presença através do sacramento da Unção dos Enfermos», uma vez que se analisará «o impacto da secularização na última fase da vida».

Esta fase de reflexão questionará-se-à também sobre o acompanhamento terapêutico e a proporcionalidade dos cuidados paliativos, com a participação do professor Richar Horton, director de uma das revistas médicas mais prestigiadas do mundo, «The Lancet» (Londres).

Será dado o passo em seguida a um diálogo inter-religioso sobre os cuidados paliativos nas grandes tradições religiosas além do Cristianismo --Judaísmo, Islamismo, Hinduísmo, Budismo-- e a Pós-modernidade, com intervenções, entre outros, de Abramo Alberto Piattelli –rabino-chefe da comunidade judaica de Roma e professor na Universidade Pontifícia Lateranense--, Ieha-El-Rakhavi --professor de Psiquiatria e médico no hospital da Universidade do Cairo-- e Masahiro Tanaka, médico e sacerdote budista no Japão.

A terceira parte da conferência, dedicada a «o que fazer» no campo dos cuidados paliativos, começará por abordar a «renovação dos sacramentos dos enfermos: viático, unção e reconciliação».

A reflexão se estenderá na «direcção da pesquisa médica actual», no papel das ciências psicológicas, uma «nova aproximação cultural ao final da vida», a «formação dos agentes de cuidados paliativos», «o final da vida nos meios de comunicação» e a «atitude nos cuidados paliativos de médicos, sacerdotes, enfermeiras, religiosas, familiares do paciente, psicólogos, assistentes sociais e voluntariado».

Aportarão a sua visão e experiência, entre outros, o padre Tony Anatrella --psicanalista e especialista em Psiquiatria Social (Paris)--, o professor Miroslav Kalinowski --director da cátedra de cuidados sociais e paliativos no Instituto de Estudos para a Família (Lublin, Polônia)--, a presidente do Comité Internacional de Enfermeiras e Assistentes médico-sociais, An Verlinde, e o padre Raymond Zambelli, reitor da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes.

Foram programadas igualmente as intervenções do presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais --dom John Patrick Foley-- e do cardeal Paul Poupard, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.

A apresentação oficial desta XIX Conferência Internacional acontecerá na próxima Terça-feira na Sala de Imprensa da Santa Sé, no Vaticano.

A publicação das Actas da Conferência em espanhol, inglês, francês e italiano está prevista para o próximo mês de Maio.

Mais informações em www.healthpastoral.org.

Fonte: Zenit em 03/11/2004

Fonte Zenit

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia