Mil acções
2004-11-10 11:29:41

Lisboa, em conjunto com as Dioceses de Viena de Áustria, Paris, Bruxelas e Eztergom-Budapeste está a viver a experiência do Congresso Internacional para a Nova Evangelização - ICNE, uma concretização, em ambiente urbano, daquela nova evangelização a que o Santo Padre, insistentemente, tem chamado a Igreja.

O Senhor Patriarca, na Carta Pastoral “Missão na Cidade”, não pode ser mais claro no apontar do principal objectivo do ICNE: “Está quase tudo dito sobre a ‘nova evange-lização’. Agora é preciso sair à rua, ir para o centro das cidades, onde as pessoas se cruzam na azáfama do dia a dia, onde lutam, sofrem, esperam, alimentam utopias, e anunciar a esperança que tem a sua fonte em Jesus Cristo”. Trata-se, como afirmou também o nosso Bispo no final da Semana do Congresso de Paris, de procurar o diálogo com a cidade, através da arte, da cultura, da qualidade dos debates, na Universidade, com os jovens, com os políticos e gestores públicos, com todos os que procuram a luz”.
O ICNE terá a sua sessão em Lisboa de 6 a 13 de Novembro de 2005. Também entre nós o ICNE se concretizará em dois momentos:
- A Missão na Cidade, que começa no início da Novena da Imaculada - já a 29 de Novembro - e se prolongará até ao termo da Semana do Congresso;
- A Semana do Congresso que decorrerá de 6 a 13 de Novembro de 2005.
Por feliz coincidência, o Ano de Lisboa é o Ano da Eucaristia. As “Mil Acções” podem ser iluminadas e ancoradas ao Mistério que constitui a raiz e o segredo da vida espiritual dos fiéis e de cada acção levada a cabo pela comunidade cristã. Só um parêntesis para dizer que “Missão na Cidade” e “Mil Acções” querem dizer a mesma coisa. As Mil Acções destinam-se a pôr a cidade em estado de missão, sendo uma forma mais apelativa e dinâmica de dizer Missão na Cidade.
Embora também entre nós o ICNE esteja a acontecer desde que, em 2002, os Cardeais promotores da iniciativa publicaram a Carta Fundadora - e muitas coisas, de facto, tenham já acontecido, como a constituição dos missionários da oração, o lançamento da Cruz da Missão e, em 2003, as Conferências dos Cardeais de Lisboa, Viena, Paris, Bruxelas, por ocasião do 10º aniversário da publicação do Catecismo da Igreja Católica - o ano da missão na Cidade vai começar agora, no início da Novena da Imaculada através de um gesto com visibilidade que dê o tom à acentuação mariana, a marca de Lisboa no ICNE, sobre o qual se possam construir as mil acções que constituam, cada uma delas, na sua diversidade, formas de anunciar Jesus Cristo em ambiente urbano.
No dia 29 de Novembro, tendo como destinatários principais os jovens universitários, o Senhor Cardeal Patriarca iniciará a missão na Cidade. O nosso Bispo sempre apontou o mundo juvenil e particularmente a juventude universitária como destinatários privilegiados do ICNE. Espera-se, por isso, que muitos jovens aproveitem este encontro do dia 29 para se apresentarem ao Senhor Patriarca, propondo-se como “Voluntários GTM”.
No dia 4 de Dezembro, a partir das 21h, em frente do pórtico dos Jerónimos, terá lugar uma Vigília-Festa, presidida pelo Senhor Patriarca, com a participação de fadistas, tunas, bandas, coros, e do Povo de Lisboa, todos juntos em oração pelos 150 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.
Na Vigília faremos a consagração da missão na Cidade a Nossa Senhora, a estrela da manhã, nossa intercessora, Mãe e Rainha. “No seu olhar, como diz o Senhor Patriarca, aprenderemos a contemplar o rosto de Jesus e todos os rostos dos homens nossos irmãos”, a quem queremos anunciar Cristo.