20 mil paróquias espanholas recolhem assinaturas em favor da disciplina de Religião
2004-11-04 17:02:25

Mais de 20 mil paróquias espanholas estão a recolher assinaturas em favor da disciplina de Religião nas escolas públicas, esperando contar com o apoio de 2 milhões de pessoas.

A maioria dos professores de Religião, cerca de 14 mil, e católicos dessas paróquias estão a colaborar com esta campanha, que tem o objectivo de apresentar ao primeiro-ministro Zapatero a recusa das suas propostas, que pretendem tornar a disciplina opcional, não avaliável e sem alternativa no horário.
Muitos Bispos já se mostraram incomodados com esta proposta e as dioceses de Almeria, Ávila, Jerez, Zamora, Alcalá, Salamanca, Siguenza-Guadalajara, Valência, Toledo e Madrid tornaram públicos comunicados em que pedem o apoio dos sacerdotes e professores à disciplina, participando no debate que o ministério da educação abriu sobre o tema.
De acordo com o jornal católico espanhol La Razón, 80% dos alunos escolhe frequentar a disciplina de Religião católica. A campanha agora lançada quer mostrar a Zapatero que os católicos “não são uma minoria silenciosa, mas uma maioria activa”.