Velas pela paz
2004-11-02 17:10:28

Quando beber o seu café não estranhe se o seu pacote de açúcar tiver numa face publicidade à campanha “10 milhões de Estrelas – um gesto de paz”. Uma iniciativa promovida pela Cáritas Portuguesa, com adesão de todas as caritas diocesanas, que está empenhada “pela causa da paz” – disse à Agência ECCLESIA Isabel Cunha, coordenadora nacional desta campanha.

Publicidade nos campos de futebol, cartazes, desdobráveis e anúncios na televisão são as formas de tornar visível esta campanha da Cáritas portuguesa. A coordenadora desta campanha confidenciou também à Agência ECCLESIA que “D. Jorge Ortiga, Manuel Braga da Cruz, Teresa Salgueiro, Eusébio e António Sala” associaram-se a esta causa. Individualidade que irão divulgar a operação deste ano que começou dia 1 de Novembro. O gesto de paz expressa-se na compra e no acender das velas. Cada “kit de velas, contém 4, custa três EUROS ou então na compra individual que custa 1 EURO” – sublinhou Isabel Cunha.
As receitas desta campanha dividem-se. 75% será para as Cáritas diocesanas e os restantes 25% serão “para ajudar as vítimas do Haiti”. Segundo Isabel Cunha, as verbas a atribuir às caritas diocesanas deverão ser aplicadas “em instituições que tenham acolhimento de crianças ou famílias carenciadas”. Para que a campanha tenha uma “enorme adesão” – acentua – “esperamos a divulgação dos padres”.
Este ano foram encomendadas cerca de “1 milhão de velas” para poder responder aos pedidos das pessoas. No dia 18 de Dezembro far-se-á as comemorações a nível nacional em locais emblemáticos de cada cidade e no dia 24 do mesmo mês os aderentes “acenderão uma vela nas suas janelas para promover os valores da paz e da solidariedade”.