Paroquias de Lisboa preparam-se para o Encontro Europeu de Jovens
2004-10-28 16:12:28

Uma dezena de irmãos de Taizé e uma equipa internacional de jovens está em Lisboa desde meados de Setembro a preparar o acolhimento em Lisboa para dezenas de milhar de jovens de toda a Europa no 27º Encontro Europeu de Jovens, animado pela comunidade de Taizé que decorrerá entre os dias 28 de Dezembro de 2004 e 1 de Janeiro de 2005.

Frère Emile, da comunidade de Taizé, explica à Agência ECCLESIA que a equipa está a tratar da logística do encontro. Os organizadores esperam alojar a maior parte dos jovens em famílias e irão visitar as paróquias e os grupos de preparação, mantendo o contacto com cada paróquia até ao final do encontro.
Cada família poderá acolher em sua casa alguns participantes do encontro. Os jovens só precisam de um pequeno-almoço simples, porque durante todo o dia, até às 22h30, estarão a participar no encontro. As paróquias também são convidadas a participar no encontro, pois os grupos reunirão durante a parte da manhã em cada paróquia.
A iniciativa requer um grande número de voluntários portugueses por causa da distância e número de participantes. Dessa forma, os voluntários ajudarão não só no acolhimento paroquial, mas também nas equipas de trabalho, de animação ou de preparação dos cânticos.
Cerca de duas centenas de paróquias da Grande Lisboa acolherão os jovens participantes provenientes de toda a Europa. A área abrangida pelo encontro é definida em função da acessibilidade ao Parque das Nações por transportes públicos. Certos concelhos de Setúbal e Santarém também estarão envolvidos.
Há 27 anos que a Comunidade de Taizé prepara anualmente um encontro europeu de jovens numa grande cidade do Continente. Esses encontros fazem parte de uma “Peregrinação de Confiança na terra” iniciada pela comunidade nos anos 70. Pela primeira vez, a “Peregrinação” fará etapa no nosso país, com dezenas de milhares de jovens cristãos de toda a Europa a viverem cinco dias de encontro, reflexão e oração em Portugal.
Os últimos encontros tiveram lugar em Hamburgo, Paris, Budapeste e Barcelona e reuniram sempre mais de 50.000 jovens.
Dirigido a jovens entre os 16 e os 30 anos, o Encontro Europeu de Jovens é aberto à participação de todos os habitantes da cidade de Lisboa. Todos os que queiram poderão participar nas sete orações e nos diversos workshops que decorrerão na FIL e noutros locais de Lisboa.