Peregrinação a Santiago de Compostela
2004-10-17 17:33:15

Os jovens da Igreja Paroquial de São Martinho de Cedofeita fizeram de 2 a 10 de Outubro uma peregrinação a pé a Santiago de Compostela, actividade que serviu de arranque a mais um ano lectivo de actividades.

O lema dos Jovens de Cedofeita é crescer em comunidade cristã, tendo a coragem e a generosidade de usar a nossa pujança juvenil para operar mudanças e abrir horizontes ainda mais de largos de comunhão fraterna à nossa Paróquia.
É por termos este lema que não é à toa nem por mero acaso que neste ano tivemos, tal como há quatro anos, Santiago de Compostela como destino e decidimos caminhar com aquele espírito de peregrino, enlaçando de novo as mãos e deixando Cedofeita a caminho da aventura.

Santiago de Compostela é, a par de Roma e Jerusalém, um dos locais santos onde, ao longo de dois séculos, têm acorrido mais peregrinos com a Fé como seu Guia. Mas foi principalmente o apelo vital duma renovada comunhão, duma verdadeira conversão de corpo, mente e espírito que levou cerca de trinta e cinco jovens a participar desta festa.

Expectativas para estes dez maravilhosos dias eram muitas e foram largamente ultrapassadas. O novo percurso feito por etapas e por nós idealizado e marcado com as convencionadas setas amarelas, também a pensar em futuros peregrinos, ajudava bastante. Foi feito predominantemente junto ao mar em terras lusas e seguindo na íntegra o Camiño Portugués de Santiago em Espanha. Graças a Deus e a todos nós que contribuíram para isso, estamos mais maduros como amigos e comunidade cristã, capazes de ainda mais e ainda melhor. A verdade é que essa chama que gritava, fervia e queria explodir em nós, foi despertada e bem alimentada.

Para todo este sucesso contribuíram também outros verdadeiros peregrinos:

O nosso Cónego Orlando Mota e Costa que, pelo seu discernimento, experiência e disponibilidade para nos apoiar, foi motor de arranque para o nosso espírito de peregrino.

Os jovens generosos que não puderam ou escolheram não caminhar para que todos nós caminheiros fizéssemos excelentes refeições e mantivéssemos a disponibilidade física, mental espiritual necessária a uma peregrinação.

Alguns pais de peregrinos e outras boas almas que deram sem medida do seu tempo e trabalho para que tudo corresse pelo melhor.

Todos os que nos acolheram nas terras por onde passámos, onde fomos sempre generosamente recebidos, e outros peregrinos com diferentes motivações que acolhemos e integramos na nossa comunidade, tornando esta experiência ainda mais enriquecedora.

Todos vós que, a pedido do nosso pároco, certamente dirigistes preces em nosso favor e pela nossa causa.

Tudo isto a provar que, afinal, o Mundo está cheio de gente boa e capaz de seguir as setas amarelas em direcção...