paroquias.org
 

Notícias






Católicos espanhóis mobilizam-se para salvar a disciplina de Religião
2004-10-07 14:04:50

Os católicos espanhóis mobilizaram-se de forma decidida contra o que consideram ser a intenção do novo governo socialista de “eliminar definitivamente a disciplina de Religião”, retirando-a do leque de disciplinas obrigatórias.

Várias organizações recolheram mais de 600 mil assinaturas que serão entregues ao executivo e darão origem a uma iniciativa legislativa popular. Os promotores da iniciativa não admitem que o Ensino Religioso nas escolas fique fora do horário escolar, ou em horários que não sejam adequados e equiparados ao resto de matérias.
Entre os apoiantes desta iniciativa estão o presidente da Conferência Episcopal Espanhola, D. Cardeal Rouco Varela, bem como outros prelados: o Arcebispo de Toledo, D. Antonio Cañizares; o Cardeal de Sevilha, D. Carlos Amigo Vallejo; o Bispo de Albacete, D. Cases e o Bispo de Córdoba, D. Juan José Asenjo.
Os Bispos espanhóis têm apelado a todos os católicos para que não abdiquem de reivindicar a liberdade de escolha da disciplina de Educação Religiosa.
A questão também tem estado em destaque no nosso país. Por ocasião da Semana Nacional da Educação Cristã o Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino, acusou as correntes laicistas em Portugal de “dificultarem o acesso dos jovens ao ensino religioso nas escolas públicas”.
O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã assegurou, em declarações à RR, que “a Educação Moral e Religiosa não é catequese, é isso mesmo, é educação moral e religiosa da pessoa humana nos seus verdadeiros valores, que vêm da fé: a solidariedade, a justiça, o amor, a paz, o diálogo".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia