Catequistas em mudança
2004-10-07 14:01:25

Os catequistas portugueses estão à procura de novas formas de transmitir a fé, numa altura em que são múltiplos os desafios levantados pelos grupos de crianças, adolescentes e jovens.

A prova desta busca veio das II Jornadas nacionais de Catequistas, onde estiveram presentes 600 participantes que, de 1 a 3 de Outubro, se reuniram em Fátima para reflectir sobre o tema da “Pedagogia da Catequese”. Todas as Dioceses do país marcaram presença.
Os dias de reflexão não se limitaram a apresentar uma série de truques ou soluções mágicas para ajudar ao andamento dos diversos grupos de catequese. O director do Departamento de Pastoral Catequética do SNEC (Secretariado Nacional da Educação Cristã), Pe. José Cardoso, confessa à Agência ECCLESIA que “em Portugal há a tendência exagerada de nos preocuparmos com o saber fazer, com as aplicações práticas”.
Nesse sentido, as Jornadas procuraram fazer uma incursão pela “Pedagogia de Deus”, como ela se mostra nas Escrituras. Os três temas gerais estiveram a cargo de: Fr. José Nunes, Pe. João Ribeiro e Ir Lourdes Grosso (Madrid). Além desses temas, houve lugar para 10 ateliers.
Na Nota que a Comissão Episcopal da Educação Cristã escreveu para a Semana Nacional de Educação Cristã, de 3 a 10 de Outubro, os prelados indicam que “não basta rever os catecismos, é a própria concepção de educação cristã que precisamos de reconsiderar”.
O Pe. José Cardoso reconhece que “há uma ânsia de querer saber, de mudar, de fazer de uma forma nova” nesta área da pastoral da Igreja.
“Os catequistas estão disponíveis há muito tempo e querem fazer bem, querem ajudar os cristãos a crescer”, assegura.
A nova revista “Catequistas”, de Pastoral Catequética, incluirá na sua próxima edição as comunicações apresentadas nas Jornadas.