Paróquia e os desafios dos novos tempos
2004-10-03 11:38:35

O Bispo do Funchal, D. Teodoro de Faria, considera que “a paróquia deve ser capaz de comunicar a fé, num contexto de amizade e diálogo, não semeando a dúvida e desorientando os fiéis, mas tendo por meta a comunhão entre todos os homens.

Ao dedicar a nova igreja da paróquia de São João Baptista dos Álamos, o prelado quis abordar o conceito de paróquia nesta idade “pós-moderna”.
“Os estudiosos da pastoral vêem a paróquia como uma construção sempre aberta aos novos tempos e à vida do povo cristão”, disse na sua intervenção.
Para o chefe da Diocese madeirense, esta definição não pode, contudo, tirar o espaço e o valor ao passado, à tradição e à memória. “Sem olhar ao passado não há cultura e sem cultura não há civilização”, advertiu.
“O que se espera da paróquia neste tempo, é uma pastoral com um elan missionário, com uma formação de alta qualidade para os seus leigos no sentido teológico, cultural e humano, e uma comunicação eficaz do mistério de Deus como esperança para toda a humanidade”, apontou D. Teodoro de Faria.