Uma paróquia católica na faixa de gaza
2001-04-04 13:30:55

Na faixa de Gaza, um dos territórios ocupados com maior densidade populacional e em que o desemprego é dramático em virtude do encerramento das fronteiras por Israel, vive uma comunidade católica de 500 leigos.

É a Paróquia da Sagrada Família de Gaza, o seu pároco, Frei Manuel Musallam, tem duas comunidades de religiosas a trabalharem activamente em obras de solidariedade. A escola paroquial, uma das melhores de Gaza, é frequentada por estudantes de diversas proveniências religiosas, não apenas católicos mas também muçulmanos e ortodoxos. A escola é dirigida pelas Irmãs do Rosário, uma fundação palestiniana, e que pediram já a Yasser Arafat autorização para abrirem outra escola noutra zona de Gaza. Nesta paróquia trabalham também as Missionárias da Caridade, conhecidas como religiosas de Madre Teresa de Calcutá, e que atendem na sua casa um elevado número de crianças pobres e deficientes, bem como idosos pobres em instalações da paróquia. A acção desta paróquia católica é considerada exemplar pela sua solidariedade.
O desemprego na faixa de Gaza, desde que Israel fechou as fronteiras no passado mês de Setembro, agravou-se de forma brutal: muitos trabalhadores não podem comparecer nos seus postos de trabalho por estes se encontrarem no Estado de Israel. Um Estado que importa mão de obra para se ocupar de tarefas que os israelitas recusam, os países fornecedores são a Roménia, Tailândia, Filipinas, etc. A Irmã Mary afirma que o objectivo desta política é manter afastados os palestinianos e as empresas não se ressentirem cada vez que as fronteiras com a Palestina são fechadas. Esta religiosa acrescenta que, “a nossa presença católica é identificada em Gaza, entre outras coisas, com o projecto de construção de um parque de jogos num campo de refugiados, projectado pela Pontifical Mission Catholic Near-Est Welfare Association. É a única coisa bela deste território, ainda que nem sequer tenha sido inaugurada oficialmente, afirma a religiosa.