paroquias.org
 

Notícias






D. Manuel Clemente lembra diferenças em relação à Maçonaria
2004-09-22 18:51:01

O Bispo auxiliar de Lisboa, D. Manuel Clemente, referiu ontem que os católicos não podem esquecer as diferenças que os separam da Maçonaria.

O prelado, especialista em História da Igreja, lembrou que para a Igreja Católica "a salvação do Homem é sobretudo um acto do próprio Deus, que nos agracia e que, no nosso caso de cristãos, através da palavra de Deus, através da frequência dos sacramentos, a pouco e pouco nos vai mudando o coração e, a partir daí, há aquela mudança na sociedade porque tanto ansiamos". Na tradição maçónica, constata por outro lado, "há uma certa relativização desta Fé e dos sacramentos. Mais se acreditará que os homens, pelo seu entendimento mútuo, secular ou laico irão, a pouco e pouco, construindo um templo geral de uma Humanidade reconciliada. Nós temos muitas dúvidas que isso seja assim".
“Tememos mesmo que alguns, mesmo crentes, não só católicos, mas de outras confissões, aderindo à prática maçónica, acabem por substituir um sistema que para nós é de Graças e de Sacramentos por outro tipo de ritos, humanos e secularizados, em relação aos quais nós não temos tanta garantia nem confiança”, acrescentou.
A intervenção do bispo auxiliar de Lisboa, citada pela RR, abordou ainda a recente cerimónia realizada numa Capela da Basílica da Estrela, aquando da morte de Luis Nunes de Almeida. "Eu acho que, porque os rituais são secretos e são próprios das Lojas, que nas Lojas se devem manter. Temos as maiores reservas a que sejam usados espaços não maçónicos para esses rituais. Sobretudo se são espaços confessionais católicos", afirmou D. Manuel Clemente.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia