Papa quer Bispos vigilantes contra abusos litúrgicos
2004-09-20 17:43:41

João Paulo II exigiu hoje aos bispos católicos que “vigiem sobre a celebração dos sacramentos e o culto em geral”, de modo a evitar eventuais abusos.

“Tutelai as expectativas dos fiéis em ter uma celebração litúrgica digna, na qual nada seja deixado ao acaso ou improvisado”, disse o Papa em audiência aos bispos que participavam num encontro promovido pelas Congregações para os Bispos e para as Igrejas Orientais.
O chefe da Igreja Católica vincou que “com a consagração, o bispo torna-se de modo pleno mestre, sacerdote e guia da comunidade cristã”.
“No centro desse ministério deve estar sempre Cristo, presente através da Palavra da Escritura e do sacramento da Eucaristia”.
A respeito deste tema, o Papa fez apelo do próximo Ano da Eucaristia, a iniciar-se no dia 10 de Outubro com a abertura do Congresso Eucarístico Internacional, para deixar os votos de que esse período seja “uma ocasião providencial para melhor aprofundar a importância central do sacramento eucarística na vida e na actividade de todas as Igrejas particulares”.
O último documento sobre os abusos litúrgicos, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, intitulado “Redemptionis Sacramentum” (O Sacramento da Redenção), critica duramente critica o excesso de protagonismo dos leigos na celebração eucarística e a substituição da Missa por celebrações ecuménicas. A Santa Sé pede aos Bispos nesse texto que sejam “vigilantes” a respeito de todas as potenciais situações de “abuso”.
Entre os abusos que a Santa Sé pretende evitar encontram-se o excesso de protagonismo dos leigos durante as celebrações, a partilha da comunhão com não-católicos, a substituição das leituras bíblicas na Missa por outros textos, o hábito de os sacerdotes partirem a hóstia no momento da consagração, a exposição do Santíssimo em condições inadequadas ou a introdução de elementos não-cristãos na Liturgia Católica, entre outros.
O debate sobre os abusos litúrgicos deverá ser abordado no Sínodo dos Bispos de 2005, que tem como tema a Eucaristia, no que constituiria a terceira parte de um processo iniciado por João Paulo II com a publicação da encíclica “Ecclesia de Eucharistia” e continuado com esta Instrução da Santa Sé.