Jornadas Missionárias Nacionais: Comunicado final
2004-09-20 17:25:16

As Jornadas Missionárias Nacionais realizaram-se no Centro Paulo VI, em Fátima, de 17 a 19 de Setembro, com a participação de meio milhar de pessoas, das quais 170 jovens. O tema de estudo destas Jornadas, “A MISSÃO E A EUROPA DO FUTURO”, foi abordado em diversas vertentes de que destacamos algumas conclusões e desafios particularmente interpelativos para a Igreja portuguesa.

1. Uma leitura cristã da Europa de hoje: A Europa aparece-nos como um continente fragmentado, que se esqueceu de Deus, onde dominam as idolatrias do ter e do poder. Uma leitura cristã do Apocalipse desafia os cristãos de hoje a serem testemunhas de Jesus Cristo, “relatos” de esperança e protagonistas de uma missão que atinja as pessoas nas suas referências mais profundas.

2. A Europa como polo promotor e catalisador dos direitos humanos. A Europa tem no cristianismo o vector da sua unidade, na diversidade dos seus valores, culturas e diferenças. Com ele, ela aprendeu a cultivar os grandes valores que marcam a sua identidade.
Neste novo milénio impõem-se como urgentes os seguintes desafios: a abertura da Europa aos valores do cristianismo contra a laicidade reinante; a recuperação da utopia evangélica; a descoberta do sentido da santidade e da contemplação mística em ordem à construção de uma Europa mais humana.

3. A Europa como convergência de culturas e valores. A mobilidade das populações no continente Europeu é hoje um dado incontornável que faz parte do seu património cultural. Esta situação lança-nos os seguintes desafios: um diálogo aberto entre as diferentes culturas e respeito pelos valores e identidade de cada uma; a capacidade cristã de hospitalidade e acolhimento; o respeito pelos direitos humanos e justas aspirações dos povos.

4. A inculturação da fé na Europa. É urgente abrir espaços de transmissão da fé e lançar projectos de revitalização cristã nos espaços culturais da nossa sociedade. Neste sentido, a evangelização deve acompanhar todas as fases etárias da pessoa com pedagogia adaptadas e criativas; a Igreja deve convocar as pessoas mais qualificadas para darem a sua colaboração na iluminação cristã dos espaços do saber, da música e da arte.

5. As Novas Igrejas e a Missão da Europa. A relação de entre-ajuda e comunhão entre Igrejas exige a partilha dos tesouros de cada uma. As novas Igrejas ajudam a revitalização cristã da Europa pelo intercâmbio de missionários, pela partilha de experiências apostólicas e dos valores culturais que as caracterizam. Espaços privilegiados desta comunhão são o voluntariado ou laicado missionário, o envio dos missionários/as, a cooperação, a emigração, o diálogo inter-religioso e a convivência pacífica.

6. Estas Jornadas, marcadas por uma experiência forte de interculturalidade, exortam-nos, a nós e às comunidades cristãs, a uma vivência activa do OUTUBRO MISSIONÁRIO, a assumir como seu o Congresso da Nova Evangelização das Cidades e a participar no Encontro Europeu de Jovens, promovido pela Comunidade de Taizé, eventos que se vão realizar em Lisboa.

Fátima, 19 de Setembro de 2004