paroquias.org
 

Notícias






Reconhecimento do papel da mulher na sociedade é indispensável, diz o Papa
2004-09-17 14:00:49

João Paulo II fez um ontem um apelo ao reconhecimento do papel que a mulher desempenha na sociedade como condição para construir “uma sociedade que promova a paz e respeite a vida”.

Na mensagem que enviou às Religiosas do Amor Divino, por ocasião do 300º aniversário da sua fundação, o Papa explica que “reconhecer o papel que corresponde à mulher na sociedade contribui a tutelar os valores da família, da vida e da paz”.
“À luz das grandes mudanças culturais e sociais registadas na época moderna, as religiosas da Congregação estão chamadas hoje a ajudar as mulheres em dificuldade a redescobrir sua dignidade segundo o projecto de Deus e sua vocação ao amor”, escreve.
A mensagem papal pede às religiosas que promovam a aplicação da carta apostólica “Mulieris dignitatem”, que João Paulo II escreveu a 15 de Agosto de 1988, sobre a dignidade e vocação da mulher. Neste documento, o Papa expressava solenemente o agradecimento da Igreja “por todas as manifestações do génio feminino aparecidas ao longo da história”.
As Religiosas do Amor Divino, como explica o Papa na sua mensagem, exercem o seu apostolado através da animação litúrgica, da catequese, da formação nos oratórios juvenis, nas escolas profissionais e nos laboratórios, da assistência nas casas-família para mulheres sozinhas com filhos e nos centros de acolhida e escuta para pessoas deficientes e marginalizadas.
As religiosas, que são pouco mais de 120 com 16 casas, foram fundadas em 13 de Setembro de 1705 pelo cardeal italiano Marco Antonio Barbarigo, bispo de Montefiascone e Corneto.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia