Os «mártires» por Cristo da época contemporânea
2004-08-31 16:31:57

Um apelo à “plena solidariedade de toda a comunidade eclesial” para os fiéis que “seguem e são submetidos a duras provas pela adesão a Cristo e à Igreja” lançou este domingo, 29 de Agosto, João Paulo II desde a residência pontifícia de Castel Gandolfo.

Na sua intervenção antes de rezar o Angelus junto de milhares de fiéis reunidos no pátio do Palácio Apostólico, o Papa recordou o martírio de São João Baptista, do qual a tradição cristã faz memória em 29 de Agosto.
São João Baptista “deu a Deus o supremo testemunho do sangue imolando sua existência pela verdade e a justiça” ao enfrentar a decapitação “por ordem de Herodes, a quem havia ousado dizer que não lhe era lícito ter à mulher de seu irmão” - recordou João Paulo II.
Ainda que sejam poucos os chamados a este sacrifício, todos os cristãos “devem estar dispostos a dar cada dia, inclusive à custa de sofrimentos e de grandes sacrifícios um testemunho de coerência” – sublinhou.
Como “heróico” foi o exemplo de João Baptista, cujo testemunho “faz pensar nos mártires da fé que ao longo dos séculos seguiram valentemente seus passos” – disse. Tal é o caso dos “numerosos cristãos que no século passado foram vítimas do ódio religioso em distintas nações de Europa”, reconheceu o Papa na solarenga manhã deste domingo.
“Também hoje – alertou - em algumas partes do mundo, os crentes seguem sendo submetidos a duras provas por sua adesão a Cristo e a sua Igreja”.