paroquias.org
 

Notícias






D. José Policarpo lança desafios à evangelização da Europa
2004-08-31 16:28:07

“Os desafios para a evangelização da Europa passam pela transcendência, mística, unidade e amor” - referiu D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa, durante a sua conferência no primeiro dia de trabalhos, 30 de Agosto, no V Encontro Europeu de Estudantes Carmelitas Descalços de Teologia.

O evento, a decorrer em Viana do Castelo, tem como tema “Os desafios/reptos da cultura europeia à Igreja, à Vida Religiosa e ao Carmelo”.


Sobre a forma de evangelização na cultura europeia, D. José Policarpo definiu quatro desafios essenciais. Realça a importância de recorrer à transcendência num momento em que a cultura europeia se dirige para um certo materialismo. “Existe a ideia de felicidade material” - referiu o cardeal.
Numa referência ao segundo repto, enfatiza que “existe muita literatura religiosa e reproduzida de forma repetitiva: é terrível!». O prelado realça, assim, a mística como experiência e não tanto como abordagem teórica.
Sobre o terceiro desafio – a unidade –, D. José Policarpo constata que se refere a um desejo europeu ancestral e que se desenvolveu nos níveis económico, político e cultural. Porém, afirma que “a divisão dos cristãos é um erro e um escândalo! Não damos testemunho! Temos de rever essa situação”. “As pessoas estão cada vez mais sensíveis em relação à pobreza. Hoje, surgem fenómenos como o de Madre Teresa de Calcutá”, assinalou o prelado que considera o desafio do amor, sobretudo aos mais pobres, como “fundamental” para a evangelização.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia