As novas relações entre paróquias, associações e movimentos eclesiais
2004-08-28 16:44:32

O 25° encontro para a amizade entre os povos, organizado pelo movimento Comunhão e Libertação em Rimini (Itália), tem revelado as novas relações existentes entre paróquias, associações e movimentos na Igreja Católica.

O secretário geral da Conferência Episcopal Italiana, D. Giuseppe Betori, fala numa “nova atmosfera” e explica que na Igreja se vive “uma etapa importante num novo percurso de convergência.
Chiara Lubich, fundadora e presidente do Movimento dos Focolares, tem-se empenhado desde 1998 – altura em que o Papa se encontrou com os participantes do congresso mundial dos movimentos eclesiais – numa série de encontros para reforçar a comunhão entre movimentos e associações. Numa declaração à agência italiana Sir, esta respeitada figura da Igreja Católica, confessa que “já se entrevê o sonho de uma Igreja mais unida, mais dinâmica, mais bela, mais familiar e acolhedora, como escola de comunhão”.
A Igreja Católica apoia-se, desde sempre, na estrutura paroquial, mas a maioria dessas comunidades eclesiais baseava-se numa tradição social, familiar e religiosa que hoje sofre grandes modificações.

Assim, cada vez mais têm vindo a surgir católicos convictos e dispostos a viver juntos a mesma fé e a estreitar laços de solidariedade e fraternidade podem constituir novas comunidades eclesiais ou religiosas. Nesse sentido, os novos movimentos eclesiais (o mais numeroso e o mais típico neste momento é o da Renovação Carismática Católica) correspondem à situação da sociedade de hoje.

A Igreja não os rejeita, mas tem como opção de fundo envolvê-los mais na comunidade eclesial, estreitando suas relações com a diocese e as paróquias. Por várias vezes João Paulo II tem dito que, para responder aos desafios da nova evangelização, um papel importante é confiado aos Movimentos eclesiais, que considera “um dom precioso para a Igreja, que os encoraja e os convida a desenvolver a sua acção profética, sob a orientação dos Pastores, para a edificação de todo o Povo de Deus”.