Jovens portugueses à conquista de Santiago
2004-08-05 18:57:26

“Testemunhas de Cristo para uma Europa da Esperança”, é o lema que nestes dias convida os jovens europeus a Santiago de Compostela para testemunharem a sua fé numa caminhada de unidade no meio da diversidade de línguas e cultura.

As peregrinações jacobeias, o coração do Ano Santo Compostelano 2004, levam até ao santuário cerca de 40 mil jovens de toda a Europa neste início de Agosto. A Peregrinação Europeia de Jovens (PEJ2004) é organizada pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e a arquidiocese de Santiago como uma das principais convocatórias deste ano.
“Que a Europa seja ela própria e se encontre com as sua raízes cristãs” foi o apelo deixado pelo Papa João Paulo II, na saudação enviada aos jovens de todo o Continente que se reunirão em Santiago.
A PEJ está marcada para os dias 6 a 8 de Agosto, à imagem do que costumam ser as Jornadas Mundiais da Juventude. A esperança é a pedra de toque para todas as propostas da PEJ2004, que inclui catequeses de bispos católicos – entre os quais D. José Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa, e o bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, que falará do anúncio do Evangelho -, bem como de políticos europeus.
No dia 6 de Agosto o dia desenrola-se sob o signo do “Anúncio do Evangelho”, a 7 de Agosto aborda-se o “Serviço” desse Evangelho e no dia 8 tratar-se-á da sua celebração
Outra das actividades programadas para a PEJ2004 são as oficinas das Obras Missionárias Pontifícias, associação Mãos Unidas, o Movimento Cultural Cristão, a Comunidade de Taizé e a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, entre outras.
O Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ) de Lisboa associa-se a esta peregrinação, tendo partido hoje depois da Eucaristia, celebrada às 11 horas pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa na Sé Patriarcal. A preparação, em quatro encontros, começou com a Jornada Diocesana da Juventude, nos dias 17 e 18 de Abril.
Em Braga, o Departamento de Jovens propôs duas formas de peregrinação: uma caminhada pedonal desde Braga até Santiago de Compostela, organizada em conjunto com o Movimento Apostólico de Schoenstatt. Nesta Peregrinação teremos a presença de cerca de 25 jovens, de vários arciprestados da diocese, que serão acompanhados pelo Pe. Carlos Alberto do M.A.S.
A segunda possibilidade é a ida de autocarro, nos dias 7 e 8 de Agosto e participarem nas actividades que a organização do PEJ lhes proporciona. Para além desta organização há também algumas paróquias que informaram o Departamento da sua participação no encontro. Segundo Alberto Oliveira, o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil conta com a participação de 150 jovens.
“Esperamos que este encontro, em pleno período de férias, seja um marco importante e um elo de ligação entre um ano pastoral que termina e um novo que promete ser de muita afirmação jovem”, refere à Agência ECCLESIA.