Outros caminhos para o catolicismo
2004-08-05 18:55:56

Apresentam-se a eles próprios como uma experiência de Igreja “construída na fragilidade e que bebe da sabedoria de tantos homens e mulheres que viveram e vivem a experiência de Deus e dão sentido à paixão de Jesus”.

O Metanoia – Movimento Católico de Profissionais -, integra pessoas com diversas experiências e sensibilidades disponíveis para procurarem sentidos de vida no encontro e na partilha, tendo como referência o Evangelho de Jesus.
Muitas vezes são considerados uma iniciativa de (à) margem, de contestação. Nem todos compreendem esta opção por “construir comunidade entre pessoas com condições pessoais, profissionais e percursos de vida diversos, para quem o encontro e a celebração da fé em Jesus Cristo é indissociável de abertura aos outros, num processo nunca acabado de conversão pessoal”.
Maria do Carmo, da equipa coordenadora, assegura que as dificuldades e a rejeição “estão mais nos outros do que em nós mesmos” e explica: “o movimento é um espaço de liberdade, as pessoas que estão cá dentro têm responsabilidades muito diferentes dentro da Igreja, mas encontram no Metanoia um espaço de reflexão e partilha da fé”.
O facto de recorrer a formas organizativas leves e flexíveis, que assentam nos princípios da participação democrática, da corresponsabilidade, do voluntariado e da assunção colectiva dos encargos levantam suspeitas. Maria do Carmo contesta: “esta lógica de participação está de acordo com o Evangelho, não reproduz outras formas da sociedade que sejam opostas à Igreja”.
“O movimento é de reflexão, é crítico, a margem pode estar aí, em não aceitar tudo”, esclarece.
O Metanoia adopta formas organizativas variadas de modo a responder às disponibilidades e circunstâncias de vida dos associados:
- Assembleia do Movimento – reúne de dois em dois anos para reflectir sobre a experiência, programar o biénio seguinte e eleger a Equipa Coordenadora e o Conselho Fiscal.
- Encontro de Reflexão Teológica – realiza-se anualmente, no final de Julho, e é um espaço de reflexão e formação em que também se valoriza o convívio, estando organizado de modo a permitir a participação de toda a família.
- Sessão de Estudos – encontro de reflexão, aberto a não associados, que se realiza anualmente, por altura do Carnaval.
- Encontros Locais – em cada local, ou região, segundo a dinâmica dos associados.
- Viragem – revista quadrimestral publicada por iniciativa do Metanoia e que é um espaço de diálogo, aprofundamento e confronto de ideias. Constitui também um meio de divulgação do Metanoia e da reflexão que no seu interior se realiza.
- Folha de Ligação – dirigida aos associados, dá conta da vida interna do movimento.
- Web site: www.metanoia-mcp.org
- Fórum de debate na Internet: http://groups.yahoo.com/group/metanoia-mcp