paroquias.org
 

Notícias






Uma proposta diferente para este verão
2004-07-27 21:57:32

Eis que chegaram as férias!
Há quanto tempo que as esperávamos!.
Que fazer nas férias? Para que servem? Como encher esse tempo que parece tão vazio e tão inútil? Que fazer para descansar?
Que tempo tão maravilhoso em que temos a oportunidade de alargar a nossa formação, adquirir novas experiências, gozar de uns dias autênticos de descanso, de tranquilidade, ou até de oração. Seria uma maneira de aproveitar melhor e mais intensamente as férias deste ano. Não seriam certamente umas férias inúteis. E não quer dizer que não vamos descansar merecidamente dos trabalhos que nos ocuparam ao longo de todo este ano.


Eis aí uma proposta de férias diferentes, nada menos que na «Casa do Pai», umas «férias orantes», poderíamos chamar-lhe. «Férias Orantes na Casa do Pai»! Isso mesmo: porque não é outra coisa a oração, senão «estar muitas vezes tratando a sós com Quem sabemos que nos ama», como escreveu e nos ensina Santa Teresa de Jesus, já no século XVI, a grande mestra da oração para todos os homens e mulheres de hoje.
Deixamos aqui uma proposta que será levada a cabo no Centro de Espiritualidade e Casa de Oração dos Carmelitas Descalços, em Avessadas, Marco de Canaveses. A 50 km apenas do grande Porto. Um lugar de muito fácil acesso, «sem engarrafamentos», com a auto-estrada a dois passos, muito aprazível, calmo, tranquilo. Muita luz. Silêncio. Sombra. E, sobretudo, a companhia dos irmãos e irmãs que querem orar connosco. Será um tempo e um lugar para parar, descansar, rezar, contemplar a natureza criada que nos rodeia, escutar os passarinhos...
Estou a referir-me às VI JORNADAS DE ORAÇÃO (02 a 07 de Agosto), tempo de Escola para todos, isto é, tempo para aprender a Orar, e fazer experiência da oração a sós ou em grupo. Será tratado o tema «Eucaristia, o Louvor Perfeito». As «Jornadas de Oração» são uma iniciativa deste Centro já com alguma experiência. Esta actividade de Verão pretende proporcionar aos participantes um tempo de qualidade para aprender a orar e orar; formar em bases sólidas os orantes; reflectir sobre a centralidade da Eucaristia na vida espiritual e despertar os participantes para a necessidade de percorrerem um itinerário espiritual. Além do programa bem recheado de temas de estudo – duas conferências e um painel cada dia -, haverá longos tempos para a oração pessoal, litúrgica e contemplativa, espaços para o descanso, o diálogo, a partilha e o convívio, e ainda um dia todo dedicado para um «passeio orante»: desta vez, e porque o tema base do estudo é a Eucaristia, este passeio terá como meta as terras de Balazar onde visitaremos o túmulo da beata Alexandrina, a «mártir da Eucaristia»: teremos oportunidade de conhecer melhor esta nova beata, a sua vida, o seu itinerário espiritual e místico e, sobretudo, conhecer melhor o seu amor «até ao extremo» pela Eucaristia que constituiu o seu único alimento durante os últimos anos da sua vida.
Se valeu de alguma coisa a proposta que vos fiz, ela aí está. Que valha ao menos para saber que as férias não são apenas aquele tempo em que simplesmente não fazemos nada. Mas podem ser umas férias diferentes, num lugar diferente, com um programa diferente, e com uns objectivos bem diferentes: umas «Férias Orantes, na Casa do Pai».

P. Alpoim Alves Portugal, OCD

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia