O Papa pede que os cristãos celebrem o Domingo com a participação na Missa
2004-07-23 22:26:18

João Paulo II lançou um novo apelo em favor da celebração do Domingo, ao dirigir-se aos peregrinos de língua portuguesa.
“Em vós, saúdo também vossas famílias e comunidades eclesiais, para todos implorando a graça de ouvirem fielmente a Palavra de Deus, em cada Domingo ou mesmo todos os dias, fazendo dela a luz dos seus caminhos”, referiu.

No último Domingo, antes da oração do Angelus, o Papa defendera que os cristãos devem assinalar o Dia do Senhor com a participação na Missa e que “escutar a Palavra de Deus é a coisa mais importante na nossa vida”.
“Especialmente ao Domingo os cristãos são chamados a encontrar e escutar o Senhor. Isto verifica-se de uma maneira mais plena mediante a participação na Santa Missa, na qual Cristo prepara para os fiéis a mesa da Palavra e do Pão da vida, mas outros momentos de oração e reflexão, de repouso e de fraternidade podem contribuir para santificar o dia do Senhor”, disse então.
A audiência geral desta manhã decorreu no Vaticano, devido ao grande número de peregrinos que se inscreveu para estar presente neste encontro, entre eles os paroquianos de Rebordelo e Foz do Sousa, do norte de Portugal. O Papa voltará ainda hoje a Castel Gandolfo, residência de verão a 30 quilómetros de Roma.
Na sua catequese habitual, João Paulo II apresentou uma reflexão sobre o Salmo 118, que considerou “um hino à Lei de Deus”.
“Para o fiel que vive no tempo e caminha nas estradas do mundo, a vida reserva sempre duras provas, perseguições e cansaço”, constatou, para vincar que os mandamentos de Deus “são a sua luz”.