paroquias.org
 

Notícias






Milhares de compromissos contra a violência religiosa encerram o Parlamento das Religiões
2004-07-17 08:34:27

O final do IV Parlamento das Religiões do Mundo foi a oportunidade de quase 8 mil líderes religiosos de todo o planeta assumirem compromissos na luta contra a violência religiosa e em assuntos como o acesso à água potável, a defesa dos refugiados e a eliminação da dívida externa dos países em vias de desenvolvimento.

Esta vontade das várias religiões em ter intervenção social e política no reordenamento mundial e não ficar remetidas a um papel estritamente espiritual foi constante nesta semana. Os líderes religiosos que participaram no evento classificaram o evento como “um sucesso”.


Os participantes assumiram que têm por diante inúmeros desafios, começando por atenuar os problemas que, diariamente, matam milhões de pessoas :fome, doenças curáveis, falta de água potável, acesso a cuidados de saúde, ausência de condições mínimas de sobrevivência. Numa das quase cem sessões de que diariamente se fez o parlamento, uma religiosa católica, missionária no Congo, criticou, por exemplo, o facto de, na região onde trabalha, a água ter sido privatizada e entregue à Coca-Cola: “agora cada garrafa custa o equivalente ao que uma família gasta por dia em alimentação, criticou.
Entre os inúmeros compromissos que resultaram desta semana, destaca-se como especialmente simbólico a vontade de organizar um comunidade inter-religiosa em Sarajevo “para trazer israelitas e palestinianos à Bósnia, de modo a desenvolver contactos e prevenir conflitos futuros”, como disse Vjekoslav Saje, do Centro para o Diálogo Religiosos da Igreja Católica na Bósnia.
O IV Parlamento das Religiões decorreu de 7 a 13 de Julho, em Barcelona, dentro do Fórum Universal das Culturas.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia