Os contributos da paróquia na construção da sociedade
2004-07-12 22:02:58

A Paróquia deve prestar atenção “às formas de sociabilidade existentes fora do contexto cristão, tais como associações, grupos desportivos e culturais, novas tribos, Internet..., de forma a colaborar na construção de uma sociedade mais humana e fraterna” – salientaram os participantes do IX Colóquio Nacional de Paróquias, realizado em Fátima, de 4 a 7 de Julho.

Durante os três dias e ajudados pelos peritos na área da sociologia, Mário Lages, da Teologia Pastoral, Frei José Nunes, e D. Manuel Pelino, Bispo de Santarém e da Teologia Histórica, D. Manuel Clemente, Bispo Auxiliar de Lisboa, debateram em plenário e trabalho de grupos o tema Paróquia e os desafios das novas sociabilidades.
Considerando que a Paróquia foi ao longo dos séculos o lugar principal de integração social e de vida comunitária, os participantes pediram para que esta “seja uma verdadeira comunhão de comunidades, promovendo no seu interior várias formas de agregação que respondam às novas necessidades de relação” e que se “dê mais importância e apoio à família como célula primordial de sociabilidade humana e cristã”.