Donativos à «Ajuda à Igreja que Sofre» aumentaram em 2003
2004-07-12 22:02:09

As receitas provenientes dos donativos recebidos pela Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” aumentaram 1,2% em 2003. Graças à generosidade dos seus benfeitores em todo o mundo, a Ajuda à Igreja que Sofre apoiou cerca de 5 mil projectos de auxílio à Igreja e aos cristãos em 135 países.

Em 2003 a secção portuguesa da Ajuda à Igreja que Sofre recebeu mais 33% em donativos face ao ano anterior.
Mais de 300 mil amigos e benfeitores da Ajuda à Igreja que Sofre, distribuídos por 17 países na Europa, América do Norte, América do Sul e Austrália, contribuíram em 2003 com mais de 72 milhões de Euros para apoiar a Igreja e os cristãos mais necessitados. À semelhança do que se verificou nos dois anos anteriores, a maior parte dos donativos veio da França (12.9 milhões de Euros), seguida da Alemanha (11.4 milhões) e Suíça (6.2 milhões). Em ano de crise económica Portugal contribuiu com mais de 2 milhões de Euros.
Os fundos recolhidos permitiram apoiar cerca de 5 mil projectos, a nível diocesano e nível paroquial, em 135 países em todo o mundo. A maior fatia da ajuda foi canalizada para a Europa de Leste, especialmente para a Ucrânia e Rússia, países considerados como prioritários pela Ajuda à Igreja que Sofre. Na Rússia, onde a maior parte do auxílio vai para Igreja Católica, foram também apoiados projectos ecuménicos, bem como a formação de sacerdotes ortodoxos.
Em África o auxílio da Ajuda à Igreja que Sofre incidiu nos países flagelados por guerras, algumas das quais ainda sem fim à vista. Destacam-se o Sudão, Angola, a República Democrática do Congo e a Etiópia, países que sofreram ou ainda sofrem as consequências de conflitos de longa duração, que destruíram igrejas, escolas e centros paroquiais que urge reconstruir.
Não foram esquecidos os países em que as comunidades cristãs são alvo de repressão por parte dos regimes políticos, como acontece na América Latina (Cuba, Haiti) e na Ásia (China, Vietname, Myanmar), bem como noutros países, noutras regiões do mundo.
Para se ter uma ideia mais concreta da acção da Ajuda à Igreja que Sofre referira-se que foram editadas e distribuídas mais de 1 milhão e 200 mil Bíblias das Crianças, publicadas em 21 línguas. Os sacerdotes nos países onde a Igreja tem maiores dificuldade receberam 1.200.000 intenções de missa e foram atribuídas 600 bolsas de estudo a futuros seminaristas e sacerdotes.
Em mensagem dirigida aos amigos e benfeitores da instituição, Antónia Willemsen, Secretária-Geral da Ajuda à Igreja que Sofre, lembra: “O sofrimento não diminuiu. A vossa fidelidade dá-nos coragem”.
Criada em 1947 pelo Padre Werenfried van Straaten, inspirado na mensagem de Fátima, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre é uma organização universal, dependente da Santa Sé, que apoia projectos pastorais em cerca de 130 países onde a Igreja se encontra em dificuldades.
A defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa, bem como a denúncia dos totalitarismos, do fanatismo religioso, a multiplicação das seitas e a falta de sacerdotes são, entre outras questões, as áreas actuais de acção da nossa organização.