Lisboa já prepara Encontro Europeu de Jovens
2004-07-08 21:19:41

O 27º Encontro Europeu de Jovens, que terá lugar em Lisboa, de 28 de Dezembro de 2004 a 1 de Janeiro de 2005, já está a movimentar o Patriarcado.

Há 27 anos que a Comunidade de Taizé prepara anualmente um encontro europeu de jovens numa grande cidade do Continente. Esses encontros fazem parte de uma “peregrinação de confiança na terra” iniciada pela comunidade nos anos 70. Pela primeira vez, a “peregrinação de confiança” fará etapa no nosso país, com dezenas de milhares de jovens cristãos de toda a Europa a viverem cinco dias de encontro e oração em Portugal.
Os últimos encontros tiveram lugar em Hamburgo, Paris, Budapeste e Barcelona e reuniram sempre mais de 50.000 jovens.
Cerca de duas centenas de paróquias da Grande Lisboa acolherão os jovens participantes provenientes de toda a Europa. A área abrangida pelo encontro é definida em função da acessibilidade ao Parque das Nações por transportes públicos. Certos concelhos de Setúbal e Santarém também estarão envolvidos.
Na carta em que anuncia o encontro ao Patriarcado de Lisboa, D. José Policarpo escreve: “este Encontro pode ser um sinal de que os jovens podem partilhar a esperança, não ter medo de Deus, e encontrarem na fé a força que os tornará protagonistas de um mundo novo. Acolhei os jovens, vossos irmãos, partilhai com eles a esperança, rompei com o cerco da indiferença, descobri um ideal, sede testemunhas da alegria.”
Alguns irmãos de Taizé, juntamente com uma equipa de jovens voluntários, estarão em Lisboa desde meados de Setembro. Irão visitar as paróquias e os grupos de preparação, mantendo o contacto com cada paróquia até ao final do encontro. De segunda-feira a sábado haverá também uma oração animada pelos irmãos de Taizé numa das igrejas da Baixa.
Durante o encontro, de manhã, em cada paróquia organiza-se uma oração e um tempo de reflexão e partilha com pessoas comprometidas a nível local. Todos os dias, ao meio dia e à noite, haverá duas orações comunitárias com todos os participantes, nos pavilhões da FIL, no Parque das Nações. De tarde, os irmãos animarão encontros de reflexão sobre vários temas.
Taizé é o nome de uma comunidade ecuménica de irmãos situada numa pequena aldeia em França. A comunidade foi fundada em 1940 pelo irmão Roger e reúne hoje cerca de cem irmãos, de mais de 25 países diferentes.