paroquias.org
 

Notícias






Igrejas portuguesas mais preocupadas com questões de segurança
2004-07-01 22:55:52

Foi inaugurada ontem, 30 de Junho a exposição / mostra multimédia “SOS Igreja”, inserida no Projecto “Igreja Segura”, ficando patente até 31 de Agosto na Igreja da Misericórdia, em Portalegre.

Trata-se de uma exposição itinerante, que se desloca ao longo de 2004 pelo país, promovida pelo Museu do Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais.
A exposição / mostra multimédia SOS Igreja, que tem a duração aproximada de 30 minutos, pretende, de um modo lúdico - através de luz, som, dispositivos mecânicos e electrónicos, exposição de arte sacra e filme – constituir um catalisador e uma ponte para as restantes acções do Projecto “Igreja Segura”, sensibilizando, informando e fornecendo instrumentos por forma a possibilitar o combate eficaz ao problema da destruição e perda do património cultural nas igrejas portuguesas, quer do ponto de vista da prevenção criminal, quer da conservação preventiva.
No âmbito deste projecto foi já publicado o volume “Projecto Igreja Segura - Manual de Segurança”, que está a ser distribuído de modo sistematizado pelas Dioceses aderentes e pelos Municípios, com a concordância e ajuda das mesmas e da Associação Nacional dos Municípios.
O manual básico de segurança pretende ser um instrumento prático que pretende auxiliar os diversos gestores de igrejas – não especialistas em segurança, mas com responsabilidades nessa área – a uma aproximação simplificada desta temática, com vista ao efectivo planeamento e implementação de projectos globais de segurança adequados a cada caso específico.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia