40 horas a rezar pela Igreja que sofre
2004-06-28 10:17:10

A secção italiana da Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS) convocou para hoje, a partir das 18h00, uma “Maratona de oração e informação” para dar conta das perseguições e dificuldades que afectam várias comunidades católicas no mundo.

A Basílica de Santa Anastásia (Roma) acolherá a iniciativa, que se prolongará por 40 hora. Na abertura e no encerramento do evento em Roma será celebrada a Missa, na quinta-feira, segundo o rito greco-católico e, no sábado, em rito copta-católico.
Serão dedicados ciclos de três horas à Igreja em todos os continentes com fragmentos extraídos das respectivas Exortações pós-sinodais do Papa, com a presença de sacerdotes e religiosas de vários países do mundo.
Coincidindo com as 40 horas de oração pela Igreja que sofre, na próxima sexta-feira será apresentado em Roma o “Relatório 2004 sobre a Liberdade Religiosa no Mundo”, elaborado anualmente pela AIS.
A Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” foi criada em 1947 pelo Padre Werenfried van Straaten, e é uma organização universal, dependente da Santa Sé, que apoia projectos pastorais em cerca de 130 países onde a Igreja se encontra em dificuldades.
A defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa, bem como a denúncia dos totalitarismos, do fanatismo religioso, a multiplicação das seitas e a falta de sacerdotes são, entre outras questões, as áreas actuais de acção da organização.