Jovens portugueses a caminho de Taizé
2004-06-19 10:23:16

Num ano em que Lisboa vai acolher o Encontro Europeu de Jovens , animado pela comunidade de Taizé, são muitos os portugueses que irão aproveitar o verão para se deslocarem em peregrinação à França para conhecer melhor essa comunidade.

Ao visitarem Portugal, os Irmãos de Taizé manifestaram o desejo de que este ano fosse grande o número de portugueses que participem em Taizé, nos encontros de Verão .
Nesse sentido, elementos de diversas paróquias e Dioceses resolveram com a colaboração das respectivas estruturas da Pastoral Juvenil organizar de forma coordenada uma “Peregrinação de Verão” a Taizé.
“A Peregrinação que organizamos é uma proposta diferente de viver uma semana de Verão e poderá certamente ser um estímulo para a vida cristã de cada um, eventualmente um factor de dinamização de um grupo ou comunidade”, explica a equipa da organização, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Esta peregrinação é organizada, nos aspectos práticos, pelo grupo “omnesgentes” da paróquia de S. José, Coimbra, com o apoio dos SDPJ de Coimbra, Aveiro Viseu e Viana do Castelo.
Como foi referido, Portugal acolherá de 28 de Dezembro a 1 de Janeiro próximos, a convite do Cardeal Patriarca de Lisboa, um Encontro Europeu que trará a Lisboa cerca de 40 mil jovens de toda a Europa.
Estes jovens não pertencem a nenhuma organização ou movimento, pelo contrário, são originários de todos os países da Europa, católicos, ortodoxos e de diversas igrejas reformadas, eles próprios membros dos mais diversos grupos e movimentos. Uma grande diversidade religiosa, cultural e linguística. De comum têm apenas o facto de terem sido tocados , no seu percurso de fé, pela Comunidade de Taizé.
Taizé é o nome de uma aldeia do sul da Borgonha, em França, onde desde há mais de 60 anos um grupo de homens se comprometeram a viver uma “parábola de comunhão”. Cerca de 100 monges católicos e de diversas denominações protestantes constituem uma comunidade monástica cuja vocação é o acolhimento de tantos milhares de jovens para uma semana de partilha, oração e procura das fontes da fé.