Arcebispo encerra um quinto das paróquias de Boston
2004-05-31 17:53:46

O arcebispo de Boston, o Franciscano Sean O Malley, anunciou nesta terça-feira que vai suprimir 20% das paróquias da arquidiocese (mais de 65 das 357 existentes) por causa de problemas financeiros e da quebra no número de praticantes.

A arquidiocese de Boston é uma das mais antigas e populosas dos Estados Unidos, com uma população de mais de dois milhões de católicos, 1.600 sacerdotes e seis bispos auxiliares. Nos últimos meses, tem estado no centro de várias polémicas, por causa do número de padres envolvidos em casos de pedofilia, tendo despendido perto de 90 milhões de dólares em indemnizações.

“Gostaria que houvesse uma maneira de manter abertos e a abarrotar estes locais de vida e de oração, mas não há”, declarou. As finanças das paróquias estão no vermelho, os seus edifícios deterioram-se e os sacerdotes envelhecem, pelo que o prelado optou por seguir este caminho.