O Ministro Extraordinário da Comunhão
2004-05-25 22:32:32

“O Ministro Extraordinário da Comunhão” é o título da obra de Augusto Bergamini lançada, recentemente, pela Paulus Editora.

Com quatro capítulos, o livro – sublinha o autor – “é de carácter pastoral e não de um estudo teológico que vise avaliar a existência deste ministério em relação ao ministério instituído do acolitado e ao ministério ordenado do diaconado”. No fundo é um subsídio de pastoral de formação que ajuda a responder às seguintes questões: “Quem é o Ministro Extraordinário da Comunhão”; “Que idoneidade deve ter para desempenhar este serviço?” e “O que tem de saber concretamente para exercer com eficácia o seu ministério?”.
A situação actual da Igreja, as exigências pastorais, a caridade para com os idosos e os doentes e, sobretudo, uma consciência mais profunda do mistério da Igreja com os seus carismas e ministérios, fizeram com que se multiplicassem nas paróquias e nas comunidades religiosas os ministros extraordinários da comunhão. Perante esta realidade, viva e activa, é necessário reflectir não apenas na perspectiva pragmática mas também na vertente formativa.