Mais de 30 mil peregrinos percorreram a pé os caminhos até Fátima
2004-05-12 20:30:20

Os receios de um eventual ataque terrorista e a “febre securitária” que parece ter tomado conta do nosso país não afastaram os peregrinos das celebrações do 13 de Maio. Os responsáveis do Santuário de Fátima revelaram que mais de 30 mil peregrinos percorreram a pé os caminhos até ao local onde se acredita que a Virgem terá aparecidos aos pastorinhos.

Este número é superior ao de 2003, ano em que foram contabilizados pouco mais de 27 mil peregrinos a pé e confirma as previsões do Director do Serviço de Peregrinos do Santuário, Pe. José Baptista, que referira à agência ECCLESIA que o receio de atentados não iria demover as pessoas de ir até Fátima.
Polícia Judiciária, GNR, PSP e Serviços de Estrangeiros e Fronteiras são algumas das forças que estão mobilizadas para o dispositivo de segurança e de protecção civil em torno do Santuário de Fátima, na peregrinação de 13 de Maio, envolvendo cerca de 500 elementos - o mais reforçado dos últimos anos.
O Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Luciano Guerra, reafirmou hoje aos jornalistas a sua total confiança no dispositivo de segurança montada para as celebrações do 13 de Maio, vincando que esta área “sempre esteve entregue à Polícia”.
A ocasião foi aproveitada por este responsável para reafirmar a necessidade se criar uma nova autarquia, em Fátima, situação que já esteve muito próxima de acontecer nesta legislatura. “Com pessoas a tempo inteiro haveria mais cuidado com Fátima, sem desprimor para Ourém”, esclareceu.
Sobre a nova Basílica, o Pe. Luciano Guerra deixou claro que o Santuário “precisa de um lugar para 3 mil e temos vantagem em alargar esse espaço ao maior número possível de pessoas”. A futura igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, será o maior recinto público fechado do país. Com custo estimado em 40 milhões de Euros, o templo terá capacidade para 9 mil lugares sentados.
A primeira pedra será lançada no próximo dia 6 de Junho e espera-se, conforme adiantou hoje D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo de Leiria-Fátima, que a obra seja inaugurada a 13 de Maio de 2007. A partir do mês de Junho estará na Casa de são Miguel uma exposição sobre a Igreja da Santíssima Trindade.
As cerimónias oficiais da Peregrinação Internacional Aniversária de Maio, subordinadas ao tema "Honra teu pai e tua mãe", têm início às 18h30 e são presididas pelo Cardeal Renato Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz.
A escolha deste membro da Cúria Romana foi justificada por D. Serafim Ferreira e Silva pelo facto de “vivermos atritos muito violentos entre culturas” e por D. Martino “ser um homem que sabe e conhece a arte do diálogo”.
“Espero que venha até aqui para dizer ao mundo que é importante saber perdoar”, acrescentou na conferência de imprensa desta tarde.

Novas publicações
O Santuário de Fátima anunciou que vai lançar uma nova publicação, intitulada “Fátima, luz e paz”, que pretende ser um boletim de ligação entre lugares consagrados a Fátima em todo mundo. Português, espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e polaco serão as línguas em que o boletim é publicado, com uma tiragem trimestral de 7 mil exemplares.
Outra novidade é que a página oficial do Santuário na Internet (www.santuario-fatima.pt) aparece a partir de hoje com uma nova apresentação.
Ainda hoje foi lançado mais um tomo do III volume da Documentação Crítica de Fátima, um número relativo à documentação que vai das aparições ao processo canónico diocesano (1918-1920). Esta obra tem como objectivo geral a identificação, inventariação, anotação e preparação crítica de documentos referentes aos acontecimentos de Fátima e conta com uma comissão científica presidida pelo vice-reitor da UCP, Pe. Carlos Azevedo.
Cartas, notas de imprensa, apontamentos e mesmo um autógrafo do Beato Francisco, que se crê ser único em todo o mundo, fazem parte deste tomo. Fala-se das mortes dos Beatos Francisco e Jacinta, da afixação da verdadeira imagem de Nossa Senhora e da propagação das aparições, até à aquisição dos terrenos em Fátima.

Crianças farão Adoração Eucarística
Pela primeira vez na Peregrinação Internacional de Maio, as crianças da Paróquia de Fátima vão fazer Adoração Eucarística no Santuário de Fátima.
Será das 24h00 à 1h00 do dia 12 para o dia 13, na Colunata de Nossa Senhora das Dores (Colunata Norte).
O Santuário pretende que este seja um momento que proporcione às crianças e adolescentes “uma experiência de fé que os marque positivamente para a vida”.
As crianças serão acompanhadas pelas catequistas durante todo o tempo, desde os três locais onde se concentrarão (Ortiga, Moita Redonda e Centro Catequético) até ao regresso às suas casas.