paroquias.org
 

Notícias






Toneladas de alimentos para combater a pobreza
2004-05-11 22:00:10

Os Bancos Alimentares Contra a Fome (BACF) recolheram, nos dias 8 e 9 de Maio, um total de 945,8 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 520 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Aveiro, Coimbra, Évora, Lisboa, Porto, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima e S. Miguel.

Apesar do “abrandamento económico”, a campanha do BACF suscitou novamente uma grande adesão das pessoas que contribuíram, “mostrando que basta um pequeno e simples gesto de quem pode para minorar as carências de quem precisa de ajuda para se alimentar” – refere o comunicado do Banco Alimentar Contra a Fome. Esta iniciativa – “extraordinária cadeias de solidariedade” - contou com mais de 10 mil voluntários que receberam, transportaram e armazenaram os géneros alimentares recolhidos, que posteriormente serão “distribuídos por um total de 1.056 Instituições de Solidariedade Social a mais de 200.000 pessoas com carências alimentares comprovadas”.
A actividade dos BACF prolonga-se ao longo de todo o ano. Para além das campanhas de recolha de géneros alimentares organizadas duas vezes por ano em grandes superfícies comerciais, os Bancos Alimentares Contra a Fome recolhem doações regulares de géneros alimentares efectuadas pelas empresas, correspondendo em regra a excedentes de produção dos sectores agrícola, industrial e comercial ligados ao ramo alimentar que, de outro modo, teriam como destino a destruição.
Em 2003, os dez Bancos Alimentares Contra a Fome operacionais distribuíram um total de 12.221 toneladas de alimentos (um valor global estimado de 17,6 milhões de Euros), ou seja, um movimento diário médio de 48,8 toneladas (70,4 mil Euros). A actividade destes Bancos norteia-se pelo princípio genérico da “recolha local, ajuda local”, aproximando os dadores dos beneficiários - salienta
De acordo com um estudo da União Europeia, cerca de 20% da população portuguesa vive abaixo do limiar da pobreza. Nos grandes centros urbanos essa realidade traduz-se, entre outros aspectos, por uma situação de carência alimentar que está ao alcance da sociedade portuguesa contribuir para colmatar, conforme tem comprovado a acção dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia