paroquias.org
 

Notícias






Celebrações do 13 de Maio preparadas com serenidade em Fátima
2004-05-09 10:24:25

Os diversos serviços do Santuário de Fátima já estão a funcionar para prepararem a peregrinação do 13 de Maio, que todos os anos junta milhares de peregrinos no local.

A confiança e a serenidade marcam o ambiente junto dos seus responsáveis.
O Director do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, Pe. José Baptista, refere à agência ECCLESIA que “da nossa parte não há receios, porque é necessário continuar a viver a nossa vida e a preparar tudo pelo melhor”. O responsável assegura que está confiante na eficácia do esquema montado pelas forças de segurança.

Em relação à afluência de peregrinos, o Pe. José Baptista acredita que o receio de atentados não vai demover as pessoas e revela que “já há muitos peregrinos a caminho, talvez mesmo mais do que nos outros anos”. Muitos deles, contudo, deverão chegar antes da Peregrinação aniversária e não esperarão pelas cerimónias do 13 de Maio em Fátima.

Neste momento, o posto de socorros encontra-se activo, como é habitual, mas o serviço de acolhimento aos peregrinos a pé começa a funcionar apenas no dia 9 de Maio. A partir dessa altura, o Santuário procura “assegurar-lhes alojamento, na medida do possível”.
Em Maio o Serviço de acolhimento aos peregrinos aluga mesmo tendas ao exército, chegando a albergar 1700 pessoas. “As pessoas que acolhemos podem contar com o café, pela manhã, e com um prato de sopa para o almoço e o jantar”, explica o Pe. José Baptista.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, o responsável nacional pelo Movimento Mensagem de Fátima, entidade que coordena o acompanhamento e o acolhimento dos peregrinos, Pe. Manuel Antunes, confirma “que tudo está decorrer com a maior na normalidade”.
“No nosso entender, este ano, em comparação com 2003, o número de peregrinos que escolheu fazer a peregrinação a pé até Fátima é bastante maior. Temos dado assistência (nos postos de acolhimento) a um maior número de pessoas”, disse.
Estão montados ao longo dos principais percursos que levam a Fátima 52 postos de acolhimento aos peregrinos.

Em termos humanos, estão ao serviço do acolhimento dos fiéis que caminham até Fátima mais de duas mil pessoas das seguintes entidades: Movimento Mensagem de Fátima, Cruz Vermelha, Ordem de Malta, Escuteiros e Bombeiros. No Santuário, estarão mais de 200 Servitas, acolhendo os peregrinos, para além de meia centena de voluntários que coordenam o alojamento e as refeições oferecidas.

Sobre o estado em que se apresentam os peregrinos a pé ao chegarem a Fátima, o Pe. José Baptista assegura que hoje em dia há mais informação disponível, mas nota diferenças em função da origem dos mesmos.
“Acontece, sobretudo com os peregrinos do Norte que são a maioria, que as pessoas se lançam ao caminho sem grande preparação, ao contrário de quem vem da zona de Lisboa, que se organiza em grupos maiores. Penso que, apesar de existir tanta informação, algumas pessoas não a procuram”, diz.
“Os que arriscam vir sozinhos não encontram o apoio que seria necessário”, lamenta.

Mais segurança

O governador civil de Santarém anunciou ontem o reforço de policiamento junto ao Santuário de Fátima, admitindo que as autoridades estão a avaliar o risco de um atentado terrorista durante a peregrinação de 12 e 13 de Maio.
“Onde há grandes concentrações, há sempre riscos”, salientou Mário Albuquerque, revelando que o número de efectivos dos bombeiros, GNR e PSP é superior ao do ano passado.
“Vai haver um reforço de vigilância e de efectivos com um acompanhamento com helicópteros”, envolvendo um total de 450 elementos, acrescentou Mário Albuquerque, embora recusando qualquer tipo de alarmismo perante uma ameaça de atentado terrorista.

De acordo com este responsável, “há uma atenção muito especial de acompanhamento do perímetro urbano de Fátima”, com uma articulação total dos meios no terreno, que contam ainda com câmaras de videovigilância no recinto, na zona envolvente do Santuário e na A1.
Segundo a nota do Governo Civil, “o reforço das missões de policiamento com viaturas e meios humanos” em Fátima foi decidido numa reunião que decorreu esta semana.
“Tendo em vista a habitual afluência de peregrinos ao Santuário de Fátima no mês de Maio, foram delineados diversos procedimentos operacionais que permitem responder de forma eficaz e eficiente a qualquer eventualidade”, refere o documento.
A peregrinação do dia 13 de Maio é subordinada ao tema “Honra teu pai e tua mãe”, o quarto mandamento, e as cerimónias serão presididas pelo Cardeal Renato

Martino, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz.

Conselhos aos peregrinos a pé

- Quem pode peregrinar a pé?
Toda a gente desde que tenha saúde e idade. Mas tenha-se em conta a que a caminhada pode agravar várias doenças, por exemplo dos ossos, coração e pulmões. As crianças pequeninas nem em carrinhos se devem trazer. As grávidas correm riscos sérios, tanto para si como para o feto.
- Que cuidados há que ter com os pés?
Oito dias antes da partida, mergulhe-os diariamente em água quente com sal. Faça isso, se possível, ao fim de cada jornada; e tenha as unhas sempre bem cortadas. Ou não sebe o que é uma unha encravada? Prevenir é melhor que remediar.
Dê liberdade aos seus pés: use sapatilhas ou botas de desporto, largas e cómodas. Chinelas só para andar em casa.
Calce meias de lã, algodão ou felpo, mas do avesso, para que as costuras não lhe façãm bolhas nos pés. Nada de meias de fibra, nem também ligas, que lhe impedem a circulação. Nas paragens descalce-as, para arejar.
- E as outras roupas?
Todas sejam leves, largas, claras, também de lã ou de algodão, sem fibras nem nylon. Q que protejam bem todo o corpo, cabeça, tronco e pernas acima do joelho. O sol e o ar da caminhada espreitam a sua pele! Evite as queimaduras e as alergias. Leve um creme para os lábios e para o rosto.
- Quantos quilómetros por dia?
O máximo trinta, mas no primeiro dia nunca mais de cinco por hora. Nos dias seguintes poderá ir até sete por hora. Saiba usar a cabeça para dominar o entusiasmo ou a pressa!
- Aproveita a viagem para uma cura alimentar
Beba muita, mesmo muita água. Mas se recorrer a água dos poços, ponha-lhe à razão de duas gotas de lixívia por litro, para desinfectar. Nunca se sabe onde moram os micróbios!
Coma pouco de cada vez e muitas vezes ao dia. Comida leve e fresca (!), e muita fruta. Cuidado com as comidas retardadas, mesmo em restaurantes improvisados à beira da estrada, e com os fritos.
Uma longa peregrinação pode equivaler a uma cura dietética, por exemplo, para quem tem peso a mais. Já agora: porque não prometer também abster-se de álcool e não fumar durante a peregrinação? Mas não prometa sem comer nem beber; porque isso pode ser temerário, ou mesmo penoso.
- Para ser completo: leve uma pilha. E porque não faixas fluorescentes para a noite? Temos de andar com os tempos!
- Conselhos práticos:
Proteger a pele contra os raios solares: face, mãos e pernas. Usar cremes ou manteiga de cacau. (À venda nas farmácias).
Calçar um par de meias de algodão e depois um a dois pares de meias de lã, de preferência brancas.
Lavar os pés de manhã e à noite, com água quente e qualquer sal de farmácia ou mesmo de cozinha.
Tendo feridas ou bolhas, não tirar a pele mas desinfectar com mercúriocromo e procurar um posto de assistência, na estrada ou no hospital.
Tratar das unhas dos pés: nem muito curtas nem cumpridas.
Usar sapatos não apertados (um número acima do habitual). O melhor são botas de basquetebol.
Pôr talco anti-transpirante entre os dedos dos pés.
Não andar mais de 30 a 40 quilómetros por dia. Nos Postos de Socorros esperar com serenidade o tratamento.
(Fonte: Santuário de Fátima)

Conselhos para quem levar viatura a 13 de Maio

A PSP - Polícia de Segurança Pública aconselha os peregrinos que, por ocasião da celebração da aparição de 13 de Maio, se deslocam ao Santuário de Fátima, a terem em conta o seguinte:
na arrumação da viatura, ocupe o menor espaço possível e deixe sempre o veículo de modo a não prejudicar terceiros;
não deixe objectos dentro da viatura que possam ser vistos do exterior;
ao abandonar a viatura, deixe sempre as portas e vidros bem fechados;
deve fazer-se acompanhar de um cartão com as seguintes indicações: nome, residência, número de telefone, matrícula da viatura que o transportou, número do parque onde a mesma ficou estacionada e a diocese a que pertence;
no caso de se perder, dirija-se de imediato a um elemento da PSP, o qual o encaminhará para o Centro de Acolhimento a Pessoas Perdidas;
procure não abandonar Fátima logo após as cerimónias, pois tal acto origina trânsito compacto, nervosismo do condutor e desgaste da viatura;
na saída de Fátima, procure utilizar a auto-estrada pelo menos até Torres Novas ou Leiria, conforme o destino;
não monte tendas nos parques de estacionamento;
acautele-se com os falsos mendigos;
não dê atenção às pessoas que andam a tentar vender-lhe autocolantes, pois além de ilegais estão a tentar enganá-lo. A entrada e permanência no santuário e parques de estacionamento é sempre gratuita;
não recorra a bares improvisados, pois poderão causar graves prejuízos à sua saúde;
não hesite em recorrer à ajuda dos elementos da PSP no local ou através do telefone 249 539 730.
(Fonte: PSP e Santuário de Fátima).

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia