Vaticano apresenta os números das missões católicas
2004-04-30 15:55:59

O Cardeal Crescenzio Sepe, prefeito da Congregação vaticana para a Evangelização dos povos, apresentou na manhã de hoje os números relativos à situação actual das missões católicas no mundo.

Lembrando que numa população mundial de 6 mil e 200 milhões de pessoas, os católicos são mil e 70 milhões (metade dos quais na América, 26,1%-Europa; 12,8 %-África; 10,3%-Ásia; 0,8 %-Oceania) - correspondendo a 17,20% da população total -
o Cardeal destacou que as estruturas eclesiásticas existentes nos países de missão (Dioceses, prefeituras apostólicas, paróquias, etc.) são 40% do total.
Ao serviço das missões estão mais de 85 mil padres, 450 mil religiosas e 1 milhão e 650 mil catequistas, insuficientes, contudo, “para fazer face às necessidades crescentes destes países”, como observa o Cardeal Sepe.
Para exemplificar esta observação, o responsável da Santa Sé pela área da missionação explica que “na Ásia vive mais de metade da população mundial, mas os católicos representam são apenas 2,9% nesse continente”.
Durante a conferência de imprensa onde foi apresentada a mensagem de João Paulo II para o Dia Mundial das Missões, o Cardeal Sepe apelou aos católicos de todo o mundo para que ajudem materialmente as Obras Pontifícias Missionárias (ver peça à parte), enumerando as estruturas que elas asseguram, neste momento. Na lista, contam-se 42000 escolas, 1600 hospitais, 6000 dispensários médicos, 780 leprosarias, 12000 obras sociais e 390 seminários.
“A assistência da Igreja às populações nas terras de missão não está limitada a um só país ou continente, mas destina-se a todos os povos, sem distinção de fé, cultura, língua ou sistema político”, assegurou o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.
Este responsável assegurou que “os missionários contribuíram, com a sua assistência caritativa, para a promoção humana, social e cultural das populações locais”.

OBRAS MISSIONÁRIAS PONTIFÍCIAS
As Obras Missionárias Pontifícias são uma Instituição da Igreja católica que compreende quatro Obras Pontifícias:
Propagação da Fé
Infância Missionária
São Pedro Apóstolo
União Missionária
Como Instituição da Igreja e do Papa e de cada Igreja particular, têm em comum a finalidade primeira e principal de despertar e promover o espírito missionário universal de todos os membros do Povo de Deus. Informam sobre a vida e as necessidades da Missão universal e estimulam as Igrejas a rezarem umas pelas outras e ajudarem-se reciprocamente com o envio de pessoas e de meios materiais, suscitando, assim, o espírito de solidariedade em vista da evangelização do mundo.

Propagação da Fé
Fundada em Lyon(França) em 1822 pela Ven. Pauline Jaricot, tem como tarefa promover a cooperação missionária em todas as comunidades cristãs. Com este fim, junto com a colecta de ajudas, zela pelas vocações missionárias, pela educação ao espírito missionário, especialmente com iniciativas durante o mês missionário de Outubro.
Pio XI, em 1922, no centenário da fundação desta Obra, por um Motu próprio transferiu a sua sede de Lyon para Roma, no Palácio da Propagação da Fé, constituindo-a como “organismo oficial da Santa Sé para a cooperação missionária, recolhendo as ofertas dos fiéis de todo o mundo e reparti-las entre todas as Missões”.
Declara-a “Obra Pontifícia”, juntamente com a Infância Missionária e a de São Pedro Apóstolo.

Infância Missionária
A obra Infância Missionária, ou Santa infância, foi fundada em 1843 por D. De Forbin Janson, Bispo de Nancy (França). Procura educar as crianças para o espírito missionário, fazendo com que se interessem pelas necessidades das crianças de outros países de missão, mediante a oferta de oração e de ajudas materiais.

São Pedro Apóstolo
Fundada por Joana Bigard em Caen (França) em 1889, esta obra ocupa-se com a formação do clero local nas Igrejas de missão, sobretudo com ajudas financeiras, posteriormente estendidas aos candidatos à vida religiosa, masculinos e femininos.

União Missionária
A União Missionária Pontifícia, fundada na Itália pelo Pe. Paulo Manna em 1916, promove a animação missionária dos pastores e animadores do povo de Deus: sacerdotes, religiosos e religiosas, membros de Institutos Seculares.