Igreja Aposta no Contacto com Jovens
2004-04-22 21:15:36

O combate à diminuição de padres através do reforço dos contactos com os jovens, em particular nos acólitos, é um dos objectivos da Igreja Católica em Portugal, que está a preparar um documento sobre a pastoral vocacional.

Segundo D. Tomaz Nunes, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que hoje termina em Fátima a sua assembleia plenária, o documento, que já foi aprovado na generalidade pelos bispos, prevê a criação de um Serviço Nacional da Pastoral Vocacional, que vai reunir as experiências, de sucesso e insucesso, na captação de vocações consagradas pela Igreja, em particular nos jovens que auxiliam os padres nas missas.

"A questão das vocações sacerdotais diz respeito a toda a comunidade cristã" e deve merecer o "total empenho" da Igreja, que se está a deparar com uma "carência de sacerdotes" que vai aumentar nos próximos anos, com a reforma de muitos dos padres actualmente no activo.

O futuro serviço nacional para apoio à pastoral das vocações será um "lugar de convergência e de partilha de iniciativas" entre as estruturas diocesanas, de modo a articular estratégias de atracção dos jovens, desde retiros a acções especificamente dedicadas àqueles que sentem o chamamento do sacerdócio, explicou D. Tomaz Nunes.

Nesse sentido, as paróquias vão ser incentivadas a detectar e apoiar os jovens desde a catequese à universidade, para que no momento em que "sintam o chamamento" sejam "apoiados e enquadrados" pelas estruturas da Igreja. Em particular, será dada atenção aos jovens que auxiliam nas missas (acólitos), que já "prestam um serviço muito importante" e que "estão muito familiarizados com a Igreja", sublinhou o porta-voz da CEP.

Este responsável revelou ainda que os bispos estão a reflectir sobre o diaconado permanente, funções que são assumidas por leigos e que podem substituir os sacerdotes em algumas celebrações (como presidir a algumas liturgias, a casamentos ou funerais, por exemplo), de modo a incrementar esta estrutura nomeadamente em locais onde existe uma maior carência de padres.

De acordo com dados divulgados antes da Páscoa pelo Vaticano, entre 1961 e 2001 o número de padres baixou na Europa (passou de 250.859 para 206.761) e na América do Norte (de 71.725 para 57.988). Ao contrário, aumentou no resto do mundo, mas, com o aumento de fiéis, a proporção passou, nos últimos 25 anos, de um padre por 1800 católicos para um padre por 2619 crentes.

Fonte Público