Mais de mil portugueses em Roma para a beatificação de Alexandrina
2004-04-22 21:07:56

Mais de um milhar de peregrinos portugueses vai, este fim de semana, em peregrinação a Roma para participar na cerimónia de beatificação de Alexandrina Maria da Costa.

O número exacto daqueles que se vão deslocar ninguém sabe ao certo, uma vez que, nos últimos dias, têm-se desmultiplicado organizações de grupos de peregrinos. É da Arquidiocese de Braga que sai a maior parte dos peregrinos.
D. Jorge Ortiga aponta para um número entre 700 e 750 peregrinos. Já o padre Domingos Ferreira de Araújo, da Comissão Executiva da Beatificação, vai mais longe e refere que, da Arquidiocese de Braga, devem deslocar-se ao Vaticano entre 850 a 900 pessoas.
Se a estes grandes grupos bracarenses se somarem todos os outros que, de uma forma mais ou menos esporádica, se organizaram de outras dioceses — o Diá-rio do Minho tem informação de pequenos grupos que se deslocam das dioceses do Porto, Aveiro, Lisboa, entre outras —, serão mais de um milhar de portugueses a concentrar-se para as cerimónias da beatificação, na Praça do Vaticano.
O padre Domingos Ferreira de Araújo salienta que, «inicialmente, os responsáveis diocesanos fizeram as contas por baixo daqueles que poderiam querer ir a Roma». Contudo, depois das comemorações, em 30 de Março, do primeiro centenário do nascimento de Alexandrina de Balasar (como é conhecida), o interesse cresceu de forma exponencial.
São muitas as agências de viagens que não têm mãos a medir para dar resposta aos pedidos.
Ontem, saiu um grupo de peregrinos da paróquia de Marinhas, concelho de Esposende, de autocarro em direcção à capital italiana.
Também ontem, teve lugar uma reunião, em Balasar, Póvoa de Varzim, para preparar a peregrinação.
Segundo o padre Domingos Ferreira de Araújo, foram distribuídos os guiões da viagem e os cachecóis identificativos dos peregrinos portugueses.
O também Arcipreste de Vila do Conde/Póvoa de Varzim referiu ter sido formado um grupo coral, de 20 elementos, que vão animar as liturgias de sábado e de segunda-feira, em Roma.
O director artístico do grupo coral é o padre Jorge Gomes (pároco de Viatodos, Barcelos) e o organista é o padre Armando Guimarães (pároco de Lama, Barcelos).
A ministra dos Negócios Estrangeiros, Teresa Gouveia, vai representar, no próximo domingo, no Vaticano, o Governo da República Portuguesa.
A nível oficial, deslocam-se à Santa Sé nove bispos portugueses. Da Arquidiocese de Braga vai D. Jorge Ortiga, acompanhado pelo Bispo Auxiliar, D. Antonino Dias, o novo Bispo de Viseu, D. António Marto, e também o Arcebispo Emérito D. Eurico Nogueira.
Fazem ainda parte da comitiva oficial, o Governador Civil do distrito de Braga, José Araújo, e uma delegação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. O Governador Civil do Porto, que também foi convidado, já fez saber da sua indisponibilidade para acompanhar a comitiva.