paroquias.org
 

Notícias






BISPOS À BEIRA DA REFORMA
2004-04-18 08:24:14

Até finais de 2006, a Santa Sé deve nomear novos bispos para sete dioceses portuguesas, devido ao limite de idade dos seus actuais titulares.

O caso mais premente, depois da colocação em Viseu de D. António Marto, actual bispo auxiliar de Braga, é o da diocese de Leiria - Fátima, já que D. Serafim Ferreira e Silva já escreveu aos presidentes da Nunciatura Apostólica e Conferência Episcopal portuguesas, assim como ao Papa João Paulo II, a pedir a sua substituição "logo que isso seja possível".

Depois do falecimento de D. António Monteiro, D. Serafim passou a ser o decano dos bispos portugueses titulares de dioceses, completando no próximo mês de Junho 74 anos de idade. Sendo certo que a idade limite estabelecida pelos cânones, para párocos e bispos, é de 75 anos, há casos em que, por motivos de saúde, cansaço ou outros, podem deixar o exercício mais cedo.

Será este o caso do actual bispo de Leiria - Fátima, cuja substituição deve acontecer ainda antes do final deste ano.

Em 2005 devem abandonar funções D. Teodoro de Faria, bispo do Funchal, que faz 75 anos em Julho desse ano e D. António Marcelino, bispo da diocese de Aveiro, que completa os 75 anos no Setembro seguinte.

Para 2006 devem ficar os casos das dioceses do Porto, Portalegre e Castelo Branco, Guarda e Évora.

Há no entanto, no seio da Nunciatura Apostólica quem defenda que a maioria das alterações deve ocorrer apenas em 2007, já que, disse um responsável ao Correio da Manhã, "havendo vontade dos próprios e saúde, física e psíquica, para isso, não há razão para substituir".

No entanto, é bem natural que em 2006 D. Armindo Lopes Coelho abandone a liderança da diocese do Porto, podendo as substituições de D. Augusto César, de Portalegre, D. António dos Santos, da Guarda, e D. Maurílio Gouveia, arcebispo de Évora, acontecerem só em fins de 2007.

De resto, até 2010 e atendendo apenas à questão do limite de idade, devem ser também colocados novos bispos nas dioceses de Bragança, Lamego, Coimbra e Viana do Castelo.

D. ANTÓNIO MARTO EM VISEU

D. António Marto, desde há três anos bispo auxiliar de Braga, será nomeado nos próximos dias, pelo Santo Padre, para bispo titular da diocese de Viseu, substituindo o recentemente falecido D. António Monteiro.

Considerado um excelente teólogo, especialista no culto mariano e referenciado como pessoa afável e simpática mas de grande carácter, D. António Marto chegou a ser falado como provável substituto de D. Serafim na diocese de Leiria - Fátima.

António Augusto dos Santos Marto nasceu em Chaves, a 5 de Maio de 1947, tendo sido ordenado bispo em Vila Real em Fevereiro de 2001. Antes de rumar a Braga, onde é bispo auxiliar, foi director adjunto da Faculdade de Teologia do Porto.

OUTROS DADOS

MAIS NOVO

D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, é o mais novo dos bispos portugueses. Fez no mês passado 60 anos, devendo, em circunstâncias normais, continuar no cargo pelo menos por mais 15 anos.

ATÉ 2015

Para além de D. Jorge Ortiga, há mais quatro bispos que podem estar no cargo até 2015: D. António Braga em Angra, D. Manuel Domingues em Santarém, D. António Vitalino em Beja e D. Gilberto Reis em Setúbal.

ARCEBISPOS

Nas cadeiras titulares das 20 dioceses portuguesas sentam-se 17 bispos e dois arcebispos: os de Braga e Évora. No caso de Lisboa, o titular da diocese tem o título de patriarca e é, por direito, Cardeal.

Fonte CM

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia