paroquias.org
 

Notícias






Para que serve a catequese?
2004-04-15 21:01:57

O conceito de iniciação cristã é uma das maiores novidades introduzidas pelo Directório Geral de Catequese (DGC), passando a acção catequética a ter como principal objectivo “formar cristãos”, como confirma o Pe. José Cardoso, director do Departamento de Catequese do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

“Esta é uma ideia que ainda não foi assimilada pela maior parte das pessoas, que vêem a Catequese como uma mera educação, um espaço de convívio”, aponta à Agência ECCLESIA
Este e outros problemas estão na mesa do 43º Encontro Nacional de Catequese, organizado em Aveiro pelo SNEC. Iniciado no passado dia 13 de Abril, tem como tema: "Catecismos e Iniciação Cristã" e conta com a presença de 77 participantes.
O conceito de Iniciação Cristã designava primitivamente um conjunto de cerimónias pelas quais se era admitido na Igreja Católica, mas com a massificação da Igreja no século IV, o catecumenato sentiu alguma dificuldade em dar as respostas necessárias.
Hoje em dia, a grande meta desta “Iniciação” é “formar cristãos, que vivam a fé em todas as dimensões: acreditar, celebrar, rezar e praticar”, assinala o Pe. José Cardoso.
Nesse sentido, esteve em Aveiro o especialista espanhol Manuel del Campo para vincar que “ a Catequese tem de contribuir, sobretudo, para a Iniciação Cristã”. Esta posição contraria o lugar comum de que “a Catequese é toda a vida”, dado que lhe aponta uma responsabilidade específica na transmissão da fé.
O Departamento Nacional da Catequese aposta em vários âmbitos ligados à Iniciação Cristã, desde as crianças aos adultos, e pretende apostar na qualidade dos ensinamentos e na facilidade da compreensão da mensagem. O processo de revisão dos catecismos deverá compreender as novidades que a indicação do DGC em relação à Iniciação Cristã veio trazer.
"Este é um tema muito actual, sobretudo nas Igrejas do Sul da Europa, onde se percebeu que Iniciação Cristã é o mesmo que Evangelização de sucesso”, explica o Pe. José Cardoso.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia