Comemorações
2004-04-08 09:47:16

Em 2004, o Grupo de Câmara do Porto e www.meloteca.com recordam os 25 anos da morte do pedagogo e compositor P.e Luís Rodrigues, o centenário do nascimento de Júlia dAlmendra, o tricentenário do nascimento de Carlos Seixas e desejam-lhe uma Páscoa Feliz.

Na génese do "Grupo de Câmara do Porto" está um projecto musical de realização e divulgação do repertório da Música Sacra com acompanhamento de órgão e/ou grupo instrumental, preferencialmente do período romântico e contemporâneo. Formam este grupo, oito cantores e um organista, todos profissionais, exercendo cada um deles funções pedagógicas em vários estabelecimentos de ensino especializado de música. O grupo começou por ensaiar e apresentar-se regularmente na Igreja da Lapa - Porto. O projecto musical no qual se enquadra este novo grupo de câmara, nasceu de um outro, no qual participaram seis dos elementos que fazem parte desta nova formação e que consistiu na apresentação das quatro Missas Luteranas BWV 233-236 de J S. Bach na Igreja da Lapa, sob a direcção do Cón. Dr. Ferreira dos Santos, durante o ano 2000, comemorativo do aniversário dos 250 anos da morte de J. S. Bach. Também integrado nesta efeméride, foi realizado um concerto no dia 28 de Julho, dia da morte do grande compositor. O crescimento do grupo vocal original (quinteto) para octeto, visou permitir a abordagem de outro repertório no âmbito do projecto musical. O "Grupo de Câmara do Porto" teve a sua primeira apresentação pública na Igreja da Lapa, no dia 17 de Dezembro de 2000 com excertos da Missa op. 21 de Flor Peeters. Integrado no centenário da morte do compositor alemão J. Rheinberger, realizou três concertos na Páscoa de 2001 com obras deste compositor entre as quais se destacam o Requiem op. 194 (primeira audição em Portugal) e o Stabat Mater Op. 138. Apresentou ainda em primeira audição absoluta a obra "Tenebrae", encomendada ao compositor Fernando C. Lapa. O Grupo propõem-se apresentar, em cada ciclo de concertos, uma obra de um compositor português em primeira audição absoluta, encomenda do próprio Grupo de Câmara do Porto. Tem dado concertos com regularidade, incluindo o Ciclo de Música Sacra de Viana e o Ciclo de Órgão e Música Sacra Porto 2003/2004.

www.meloteca.com/grupodecamaradoporto