Crise na Confissão preocupa o Papa
2004-03-30 20:43:44

João Paulo II exortou os católicos de todo o mundo a renovarem a prática da Confissão, no que diz respeito ao seu fervor e à sua frequência.

“O horizonte do chamamento universal à santidade, que propus como caminho pastoral da Igreja, tem no sacramento da Reconciliação uma base decisiva”, disse o Papa ao receber os participantes de um curso interno organizado pelo Tribunal da Penitenciaria Apostólica da Santa Sé, destinado a jovens sacerdotes.
O curso intensivo sobre o “foro íntimo” (questões de consciência), especialmente no sacramento da Penitência, aconteceu de 22 a 27 de Março.
“Quem se confessa com frequência e o faz com desejo de progredir, sabe que recebe no sacramento, com o perdão de Deus e a graça do Espírito, uma luz preciosa para o seu caminho de perfeição”, disse o Papa.
João Paulo II recordou que os sacerdotes, ao conceder aos fiéis a graça e o perdão no sacramento da Penitência, realizam o acto mais elevado do seu sacerdócio, após a celebração da Eucaristia.
“É grande responsabilidade de todos os confessores exercer com bondade, sabedoria e coragem este ministério”, concluiu.