Incentivar a geminação de paróquias
2004-03-30 20:38:33

Os directores nacionais das Obras Missionárias Pontifícias dos países europeus estiveram reunidos, no Seminário dos Espiritanos, na Torre d´Aguilha, em Lisboa, para reflectirem sobre a animação missionária e a pastoral juvenil. Em declarações à Agência ECCLESIA, o Pe. Manuel Durães Barbosa, director nacional, sublinhou que “as Obras Missionárias Pontifícias têm um papel de coordenação e darem um novo impulso à pastoral juvenil”.

Se esta “não contemplar a dimensão missionária fica fragilizada” – disse o Pe. Manuel Durães Barbosa. A dimensão missionária abre “horizontes”, alarga “fronteiras” e cria “comunhão entre a Igreja local e a Igreja noutros países”.
Os 28 directores nacionais, estiveram em diálogo entre 27 a 30 de Março, reflectiram também sobre “a geminação de dioceses e paróquias com os desafios que essa mesma provoca”. E acentua: “não é uma geminação que tem como prioridade a ajuda monetária” mas “deve gerar uma comunhão maior entre Igrejas de continentes diferentes” – realçou o Pe. Manuel Durães Barbosa. Em Portugal, este desafio está a cargo da Fundação Evangelização e Culturas (FEC) mas – acentua o director nacional - “pode-se dizer que o nosso país está a aderir num ritmo crescente mas lento”. Para gerar esta geminação “é necessário que haja consciência missionária” dentro da própria paróquia. E adianta: “já temos uma ou duas dioceses que estão geminadas com dioceses angolanas”. Ao nível paroquial o número é superior: “todas as dioceses têm paróquias geminadas”. Em relação aos países europeus, o Pe. Manuel Durães Barbosa salienta que este processo é “muito florescente” nalguns países. E cita o exemplo da França que começou este caminho há cerca de 40 anos. Os países nórdicos encontram algumas dificuldades ao nível da Igreja local.

Ao longo destes dias, os directores nacionais abordaram também a questão do “novo impulso a dar à Obra Pontifícia de S. Pedro Apóstolo”. Dar um novo incremento a esta obra porque ela “pretende ajudar na formação de sacerdotes e seminaristas em países economicamente carentes”. Actualmente, na Europa “não há vocações” mas, sobretudo, em África existem muitas que “precisam de ajuda e de comunhão do Hemisfério Norte” – finaliza o Pe. Durães Barbosa.