paroquias.org
 

Notícias






Polémicas «proibições litúrgicas» foram esquecidas pela Santa Sé
2004-03-25 21:03:27

O Cardeal Joseph Ratzinger, prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, revelou que João Paulo II já assinou o texto em latim do novo documento sobre a Liturgia e indicou que este será publicado durante o tempo Pascal.

O documento é uma compilação actualizada das diversas normas publicadas pela Santa Sé, para garantir uma celebração “digna e adequada” da Santa Missa. A publicação esteve envolta em polémica quando, em Outubro passado, foi publicado na revista italiana “Jesus” o esboço de um documento sobre normas litúrgicas com 37 “proibições”, entre as quais se incluíam o desaparecimento das “acólitas”, das palmas e das danças durante as celebrações.
A Santa Sé não apresentará nenhum ordenamento original – como anunciará a revista Jesus-, mas limita-se a compilar as normas publicadas nas Instruções Gerais para o Missal Romano, embora se admita que haja fortes recomendações para colocar um travão no que se consideram ser casos de “negligência litúrgica”, um problema que vem a ser analisado desde há algum tempo.
A necessidade deste novo documento tinha sido indicada pelo Papa na sua última encíclica, “Ecclesia de Eucharistia”: “também em nossos tempos, a obediência às normas litúrgicas deveria ser redescoberta e valorizada como reflexo e testemunho da Igreja una e universal, que se faz presente em cada celebração da Eucaristia. Precisamente para reforçar este sentido profundo das normas litúrgicas, solicitei aos Dicastérios competentes da Cúria Romana que preparassem um documento mais específico, inclusive com traços de carácter jurídico, sobre este tema de grande importância”.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia