Fundação «Ajuda à Igreja que Sofre» homenageia paladino da mensagem de Fátima
2004-03-25 21:02:13

A Fundação “Ajuda à Igreja que Sofre” prestou homenagem ao Pe. Luís Kondor, svd, como forma de assinalar os 50 anos de sacerdócio e os 50 anos da presença deste padre húngaro em Portugal.

Na cerimónia pública, no passado dia 23, marcaram presença no Grémio Literário destacadas figuras da sociedade e da Igreja portuguesa, a Primeira-Dama guineense e representantes de várias famílias aristocráticas europeias que se associaram assim a esta iniciativa da Fundação.
Na cerimónia de homenagem ao Pe. Luís Kondor estiveram presentes o Duque de Bragança, D. Duarte Pio, Chefe da Casa Real, a Primeira-Dama da Guiné-Bissau, Rosa Robalo, vários representantes da aristocracia europeia, representantes da Igreja portuguesa, como o Bispo de Leiria-Fátima, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva e D. Amândio Tomás, Bispo Auxiliar de Évora, representantes de institutos religiosos, alguns órgãos de comunicação social e ainda vários benfeitores e amigos da Fundação.
Paulo Bernardino, Presidente do Conselho de Administração da Fundação, iniciando a cerimónia, agradeceu a todos os que puderam estar presentes. Lembrou, na sua intervenção, a relação de amizade e a partilha de causas comuns entre o Pe. Kondor e o Pe. Werenfried, Fundador da Ajuda à Igreja que Sofre.
O evento foi também ocasião para apresentar o livro “O Rosário com Francisco e Jacinta”, da autoria do Monge Trapista belga Jean François de Louvencourt. Como destacou na apresentação da obra o Pe. Jacinto Farias, scj, Assistente Eclesiástico da Fundação, a Oração do Rosário é uma forma simples de iniciar os cristãos nos conteúdos da Fé e na mensagem de Fátima, à qual o Pe. Kondor devotou mais de três décadas de incansável trabalho.
O Pe. José Augusto, Provincial dos Missionários do Verbo Divino, congregação a que pertence o Pe. Kondor, salientou, na apresentação do seu confrade, a importância de “homenagear e dar a conhecer um homem que, de forma silenciosa e dedicada, passou a vida empenhado no reconhecimento das virtudes dos Pastorinhos de Fátima, na causa da liberdade e da promoção humana”.
O processo de beatificação dos Pastorinhos, do qual o Pe. Kondor foi um dos principais dinamizadores na qualidade de Vice-postulador do processo, foi igualmente destacado na intervenção de D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, Bispo de Leiria-Fátima, que presidiu à cerimónia de homenagem.
Por último, o Pe. Kondor, agradeceu a presença de todos os participantes e falou da sua satisfação pelos frutos visíveis destes gratificantes 50 anos de trabalho ao serviço da Igreja e da causa Fátima.
No encerramento da cerimónia os participantes assistiram a uma actuação do coro “Laudate”, a que se seguiu um convívio entre os presentes.