O exemplo de São José
2004-03-18 21:22:29

A Igreja Católica celebra a Solenidade de São José, desde cedo apresentado símbolo e exemplo de pai e de trabalhador.

João Paulo II não hesita em afirmar que “São José é a prova de que para ser bons e autênticos seguidores de Cristo não são necessárias ‘grandes coisas’, mas apenas as virtudes comuns, humanas, simples, mas verdadeiras e autênticas."
Na última audiência geral, João Paulo II quis deixar uma mensagem especial aos pais do nosso tempo: “só numa família autêntica, unida duradouramente e cheia de amor podem os filhos atingir uma sã maturidade”.

O Papa já dedicou à figura de São José uma exortação apostólica, a “Redemptoris Custos” (O custódio do redentor), onde escreve que o santo “é um exemplo de laboriosidade e honestidade no trabalho quotidiano. Nele procurais sobretudo o modelo de uma fé que não vacila e de uma constante obediência à vontade do Pai celeste.”
A veneração pela figura de São José está associada ao seu papel naquela que a Igreja considera a família ideal, a de Jesus. João Paulo II destaca que “a paternidade de José - uma relação que o coloca o mais perto possível de Cristo, termo de toda e qualquer eleição e predestinação (cf. Rm 8, 28-29) - passa através do matrimónio com Maria, ou seja, através da família”.
“É preciso que as famílias de hoje imitem o seu estilo de vida e se inspirem para os desafios quotidianos”, disse na passada quarta-feira.
“Uma vez que a essência e as funções da família se definem, em última análise, pelo amor e que à família é confiada a missão de guardar, revelar e comunicar o amor, qual reflexo vivo e participação do amor de Deus pela humanidade e do amor de Cristo pela Igreja sua Esposa, é na Sagrada Família que todas as famílias devem espelhar-se”, escrevia o Papa na Redemptoris Custos.
Os factos relativos à vida de São José são contados nos Evangelhos, sobretudo nos textos de Mateus e Lucas, que o citam pela última vez no episódio da perda e encontro de Jesus no Templo. Nada se sabe ao certo sobre a morte de São José, embora se conclua, pelos evangelhos, que ocorreu antes do início da vida pública de Jesus
Acredita-se que o culto a São José teve início entre as comunidades cristãs do Egipto. No Ocidente, os servitas, membros de uma ordem mendicante, no século XIV começaram a festejar o dia 19 de Março como data da morte do santo.
Essa devoção logo teve defensores, entre os quais o Papa Sisto IV e a mística espanhola Santa Teresa de Jesus. Declarado patrono da Igreja Universal em 1870, por Pio IX, teve instituída em 1955, por Pio XII, a festa em que é homenageado como São José Operário, a 1 de Maio.