Compromisso na vida paroquial é fundamental para os católicos
2004-03-18 21:23:45

Realizou-se no passado dia 17 de Março, na Igreja Paroquial de Santiago, uma conferência subordinada ao tema - « Pela paróquia vivemos a participação da Igreja diocesana», com D. Manuel Clemente, Bispo auxiliar de Lisboa.

Esta iniciativa está inserida nas Conferências Quaresmais, que a Paróquia de Santiago promove desde há sete anos durante a Quaresma. O tema deste ano é: «Igreja de São Tiago - 470 anos de tradição no presente com futuro».
«Jesus Cristo manifesta-se no mundo através de nós. A Igreja é, por isso, a comunidade daqueles que, vivendo em Cristo, O tornam presente no mundo» - disse D. Manuel Clemente.
Reportando-se às décadas de cinquenta e de sessenta com a catequese paroquial e a ‘Acção Católica’, o Bispo auxiliar do Patriarcado fez notar, a partir de uma citação de João Paulo II, a necessidade de que os leigos, na legítima diversidade das sensibilidades eclesiais, «têm de viver em ligação à vida diocesana e paroquial».
Comentando uma homilia papal, D. Manuel Clemente referiu-se à paróquia como ‘famílias de famílias’, sendo tanto mais importante quanto na sociedade actual a família se esbate.
«As nossas paróquias são chamadas a serem fermento na massa», salientou o Bispo auxiliar de Lisboa, que terminou a conferência com uma referência à família e à paróquia como as grandes marcas do seu percurso cristão, sacerdotal e episcopal.
No próximo dia 24 de Março prosseguem as Conferências Quaresmais com o tema: «Igreja: lugar da fé, da festa e da família», pelo Padre Dr. Duarte da Cunha, Pároco do Alto do Lumiar - Lisboa e director do Instituto das Ciências da Família.

A. Sílvio Couto