paroquias.org
 

Notícias






“Santo Agostinho – a permanente actualidade do seu pensamento”
2004-03-15 18:30:23

O Santuário de Fátima tomou a iniciativa de patrocinar esta exposição comemorativa do Ano Agostiniano, com temática na figura e obra deste Santo Homem - Santo Agostinho -, a inaugurar no próximo dia 27 de Março, pelas 16h30, no Centro Pastoral Paulo VI.

Do programa destaca-se uma Saudação pelo Sr. Bispo de Leiria-Fátima, uma Conferência a proferir pela Pintora Emília Nadal – Presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa -, visita à exposição orientada pela artista e um Apontamento Musical pelo Grupo Coral “Chorus Auris”.

Santo Agostinho nasceu em 354 na cidade de Tagaste, agora Souk Arhas, na Argélia, onde ainda hoje vive uma oliveira com cerca de dois mil anos e que portanto foi testemunha da juventude do Santo. Assim como esta oliveira permanece viva, também permanece viva a obra que Santo Agostinho legou aos homens de hoje, um testemunho literário de intensa reflexão humanística e procura da verdade, nomeadamente o livro a que o Santo deu o título de “As Confissões”, obra que permanece ímpar na nossa contemporaneidade como um inesgotável estímulo intelectual, pertinente e enriquecedor.
Agostinho estudou e foi depois professor de retórica na cidade de Cartago, na actual Tunísia. Mais tarde parte para Roma, onde também leccionou, decisão esta que muito desgostou sua mãe, de quem se sabe ter recebido pródigo apoio, incansável de lágrimas e preces. Agostinho veio a encontrar a Fé Cristã aos trinta e três anos, por intercessão de Santo Ambrósio, naquele tempo Bispo de Milão.
Sábio e Doutor da Igreja, Santo Agostinho veio a exercer o seu bispado na cidade de Hipona, hoje Annaba, onde aos setenta e sete anos, em 431, veio a falecer. Santo Agostinho ainda hoje é respeitado e venerado pelos seus escritos, na Argélia e na Tunísia, países de credo muçulmano, onde todavia a memória e a obra do Santo sempre se assinalaram e testemunharam. O tesouro da sua vida é riqueza de todos nós, seus herdeiros privilegiados. A sua sabedoria enriquece-nos nas sua pregações e escritos, pela dimensão da obra e do modo Agostiniano de nos ajudar neste nosso tempo, no como contemplar e interpretar o mundo – como ele o fez na permanente actualidade do seu pensamento.

Centro de Comunicação Social
Santuário de Fátima – Reitoria


voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia